" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Candidatos à eleição de 2012 têm até hoje para se filiar a partido


Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para que os interessados em disputar a eleição municipal do ano que vem se filiem a um partido político com registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A data antecede exatamente em um ano a realização do primeiro turno do pleito, marcado para o dia 7 de outubro de 2012. O segundo turno, se for necessário, ocorrerá no dia 28 do mesmo mês.

No ano que vem, serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5.500 municípios.

Apenas por intermédio de um partido político o cidadão pode requerer o registro de sua candidatura. Em caso de fusão ou incorporação de legendas após o prazo estipulado, que termina hoje, será considerada a data de filiação ao partido de origem.

Os candidatos aos cargos em disputa deverão ser escolhidos pelas legendas nas convenções partidárias, que se realizam entre os dias 10 e 30 de junho de 2012.

Os registros de candidatura poderão ser solicitados à Justiça Eleitoral até o dia 5 de julho, pelos partidos, e até o dia 10 de julho pelos próprios candidatos - caso a sigla não o faça.

Também termina hoje o prazo para que os futuros candidatos transfiram seu domicílio eleitoral para o município no qual têm a intenção de concorrer. Essa é outra exigência fixada pela legislação eleitoral brasileira.


O prazo vale apenas para quem quer ser candidato. Os eleitores têm até o dia 9 de maio de 2012 para solicitar a transferência de seu título de eleitor para o novo município.

Novo partido

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que deixou o DEM recentemente, conseguiu a tempo o registro do PSD (Partido Social Democrático), seu novo partido, junto ao TSE. Com isso, poderá ter candidatos nas disputas de 2012.

A intenção da legenda é lançar nomes próprios em todas as cidades em que isso for possível. Nas demais, a alternativa será buscar alianças.

Nesta semana, o PPL (Partido Pátria Livre) também conseguiu registro. Com isso, o Brasil passou a ter 29 legendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário