" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 11 de junho de 2012

No Recife, prefeito João da Costa envia recurso ao Diretório Nacional do PT



Por Cláudio Santos
Por volta das 14h desta segunda-feira (11), o prefeito João da Costa enviou, por e-email, recurso ao Diretório Nacional do PT, instância máxima da legenda, contestando a imposição da candidatura do senador Humberto Costa à Prefeitura do Recife feita pela Executiva Nacional da legenda na semana passada. Para não haver problema no recebimento, além do envio pela internet, um representante do gestor protocolará o recurso na sede do partido, em São Paulo, e o mesmo documento foi encaminhado pelo Sedex.

No texto, que estava pronto desde domingo (10), João da Costa argumenta que a Executiva deve intervir nos processos municipais apenas no caso de formação de alianças políticas e não no caso dos nomes que serão lançados como candidatos. Além disso, o documento enfatiza que a Executiva petista já havia decidido pela realização de uma nova prévia.

"É preciso que o Diretório Nacional avalie o efeito político da decisão da Executiva. Há um movimento na sociedade contra a imposição da candidatura de Humberto", comentou o ex-presidente do PT em Pernambuco, Jorge Perez.

Há cerca de dois meses o PT no Recife vive uma das suas maiores crises internas. João da Costa luta pelo direito, como ele chama, de disputar a reeleição. Correligionários, entretanto, o querem fora da disputa com o argumento de que ele não conseguirá reunificar o próprio partido nem a Frente Popular, onde algumas lideranças também rejeitam a candidatura do prefeito, como o senador Armando Monteiro (PTB).

Uma prévia chegou a ser realizada entre João da Costa e o deputado federal Maurício Rands. O prefeito venceu o pleito com 553 votos de diferença, mas a votação foi anulado pela Executiva Nacional com o argumento, sustentado por Rands e aliados, de que houve falhas na lista de filiados aptos a votar.

Uma nova primária estava marcada para o dia 3, mas Rands desistiu da disputa em favor da candidatura do senador Humberto Costa, que o apoiou durante todo o processo. O nome de Humberto é defendido pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e pelo ex-presidente Lula, um dos caciques petistas.

Com a desistência de Rands, João da Costa pediu a homologação da sua candidatura, mas a Executiva Nacional decidiu lançar Humberto Costa justificando que o processo conduzido pelo prefeito e por Rands estava esgotado.

Caso o Diretório Nacional não dê um posicionamento a favor de João da Costa, o prefeito e aliados já sinalizaram que podem recorrer à Justiça comum.

Do Blog do Gabriel Diniz
Foto: Rogério Cassimiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário