O ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração) convocou governadores do Nordeste para retomar, a partir de hoje, as reuniões do Conselho Deliberativo da Sudene. O encontro, anunciado ontem pela manhã, pegou muita gente de surpresa.
E com razão! A presidente Dilma ainda não nomeou o novo superintendente, a instituição continua esvaziada e sem função definida quanto ao papel que deve cumprir no Nordeste.
No final da tarde de ontem foram confirmadas as presenças de cinco governadores nordestinos, que pela primeira vez no Governo Dilma debatem os problemas da região no plenário da Sudene, que no passado já foi um fórum forte, respeitável instrumento fomentador do desenvolvimento regional.
Mas, com o passar do tempo perdeu poder no momento em que deixou de ser um órgão executor para se transformar em agência de planejamento. Não se sabe, na verdade, se virão mais governadores.
O certo, porém, é que, do jeito que está, a não ser para se fazer um gesto com o ministro, outros governadores, além dos cinco, dificilmente aparecerão hoje por aqui. Não se conhece também a pauta previamente acertada entre o ministro e os governadores.
Se for atrativa do ponto de vista econômico para os Estados, os governadores virão e voltarão a prestigiar novos encontros. FBC é sabido e bem articulado. Sabe que a Sudene hoje não tem nada a oferecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário