" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



terça-feira, 3 de junho de 2014

Ibope: analistas apontam dificuldades para Câmara


Por Claudio Santos

A diferença de 35 pontos percentuais entre o senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o socialista Paulo Câmara na pesquisa divulgada nesta segunda (2) pelo Ibope sobre a corrida sucessória em Pernambuco é vista como natural e sintomática por especialistas consultados pelo Blog da Folha. O cientista político Hely Ferreira frisa que a ausência da maior liderança da Frente Popular, o ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), na pré-campanha de seu correligionário tem pesado no desempenho do ex-secretário.  Já o professor Juliano Domingues, jornalista e cientista político, crava que a limitações impostas pela legislação eleitoral contribuem para que o petebista siga como o único postulante conhecido da maioria do eleitorado. Portanto, uma aposta mais fácil de ser feita no momento de indicar a intenção de voto.

“É natural o resultado da pesquisa do Ibope. O senador Armando Monteiro Neto é uma figura mais conhecida, que tem bom trânsito em todo o estado. O eleitor já o reconhece. Agora, é preciso fazer a ressalva de que o ex-governador Eduardo Campos, por conta de sua candidatura presidencial, está ausente. Isso é determinante porque Paulo Câmara precisa desse apoio e não o tem”, destacou Hely Ferreira.

“A situação do candidato do PSB, Paulo Câmara, é especialmente complicada, não só pelos números em si, mas também por uma circunstância específica: a campanha, na prática, será mais curta do que o normal, por conta da Copa do Mundo. Os candidatos terão que disputar a atenção do eleitor com o futebol. E entre futebol e política, provavelmente o eleitor ficará com a Copa do Mundo”, frisa Juliano Domingues.

O professor e jornalista também ressalta que o fator rejeição também tem que ser avaliado para uma análise mais aprofundada da pesquisa Ibope. O levantamento apontou que 9% dos entrevistados não votariam de forma alguma no petebista, enquanto 17% se posicionaram da mesma forma com o socialista. O que, para Juliano Domingues, deixa a situação ainda mais favorável para o senador Armando Monteiro Neto.

“Os números apresentam um cenário extremamente confortável para o senador Armando Monteiro. Além de possuir o maior percentual de intenções de voto, o pré-candidato dispõe de uma ampla vantagem em relação aos demais concorrentes. Some-se a isso o baixo índice de rejeição do petebista”, afirmou o especialista.


Do Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário