" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Medicina é o curso mais concorrido do Vestibular 2012 da UFPE. Direito ocupa 2º lugar

Acabou a expectativa dos feras. A lista da concorrência do Vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2012 foi divulgada nesta quinta-feira (3), em entrevista coletiva cedida pelo presidente da Covest, Armando Cavalcanti. Medicina e Direito continuam como os cursos mais concorridos, entre os 10 mais procurados, com 34,9 e 20,2 candidatos por vaga, respectivamente. A novidade deste ano é a saída do curso de Administração e a entrada de Engenharia Civil, do Campus de Caruaru, com 13,8 candidatos por vaga, colocando-o na sétima posição dos mais concorridos. Fisioterapia, Publicidade, Psicologia, Nutrição, Jornalismo, Enfermagem e Arquitetura estão entre os dez mais concorridos.
Ao todo, 48.500 feras se inscreveram no Vestibular para as 6.492 vagas oferecidas nas unidades do Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru, o que representa um acréscimo de 20% em relação ao ano anterior. Deste total, quase 60% são mulheres. Os alunos que solicitaram a isenção na taxa de inscrição mais que dobrou em relação à edição de 2011. Também aumentou o número de pessoas que pediram o incentivo de 10% na nota final. Mais de 22 mil feras, a maioria vindos de escolas públicas municipais ou estaduais, poderão ganhar o acréscimo, após todos os pontos de corte, desde que apresentem a documentação necessária para a comprovação do bônus até a saída do listão, em janeiro. No dia 28 de dezembro, a Covest divulgará um edital que constará o local em que os estudantes deverão comprovar, com a documentação exigida, a necessidade da bonificação. O bônus só é acrescentado com a documentação correta e antes do listão.
“Cerca de 44% das vagas ofertadas foram ocupadas por estes alunos que solicitaram o incentivo. Isso só ratifica a eficácia da política de inclusão social”, diz o presidente da Covest, professor Armando Cavalcanti. A novidade para este ano é que os alunos que também terminaram o ensino médio por meio de supletivo puderam entrar na lista dos beneficiados. Também foi divulgado na coletiva que há candidatos de todos os estados brasileiros, principalmente da Bahia, Paraíba e Alagoas, estados que, há anos, mais trazem alunos para a Federal. Os locais para a realização das provas são os campus do Recife, Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Entre os campus citados, após o do Recife, Caruaru é o que mais teve inscrição.
Em relação à grande procura pelo curso de Engenharia, em Caruaru, o professor Armando diz que se deve ao fato do momento de destaque nacional de Pernambuco. “Isso reflete a formação de novos profissionais na área por causa do momento em que Pernambuco vive e também a consolidação da interiorização. È fundamental para o estado. Além disto, há uma nítida valorização da universidade no contexto nacional”, finaliza.  As provas da UFPE serão nos dias 27 e 28 de novembro e o candidato tem do dia 17 a 25 de novembro para acessar o site da Covest e imprimir o CCI onde há o local em que serão realizadas suas provas. Sem este documento em mãos, não é possível realizar o exame.

Confira a lista dos 10 cursos mais concorridos da UFPE
1º Medicina (Campus Recife) - 34,9
2º Direito Recife (Campus Recife) - 20,2
3º Fisioterapia (Campus Recife) - 17,8
4º Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (Campus Recife) - 16,9
5º Psicologia (Campus Recife) - 16,7
6º Nutrição (Campus Recife) - 16
7º Engenharia civil (Campus Caruaru) - 13,8
8º Comunicação Social/Jornalismo (Campus Recife) - 13,7
9º Enfermagem (Campus Recife) - 12,5
10º Arquitetura (Campus Recife) - 12,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário