" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Fotógrafa é vítima de estupro coletivo na Índia


Policiais inspecionam área onde mulher foi vítima de estupro coletivo perto de Mumbai (Foto: Rafiq Maqbool/AP)







Por Cláudio Santos
Uma fotojornalista foi estuprada na cidade indiana de Mumbai, disse a polícia nesta sexta-feira (23), em um caso que despertou comparações com um ataque semelhante em Nova Délhi, em dezembro, que levou a protestos em todo o país e a uma revisão das leis contra o estupro no país.
O ataque ocorrido na quinta-feira à noite provocou protestos e um clamor nas redes sociais, com muitos usuários chocados que tenha acontecido em Mumbai, amplamente considerada como a cidade mais segura da Índia para as mulheres.
Um homem foi preso nesta sexta-feira, e 20 equipes policiais estavam perseguindo quatro outros que foram identificados, disse o comissário de polícia de Mumbai, Satyapal Singh.
"A polícia de Mumbai fará o seu melhor para coletar todas as evidências, provas cabais, evidências científicas, para que um caso à prova de falhas seja levado ao tribunal, e que eles recebam pena máxima", disse Singh. "Também vamos solicitar ao governo que este caso seja levado a uma corte rápida."

No Senado, parlamentares da oposição acusaram o governo de não fazer o suficiente para proteger as mulheres, apesar das duras leis de combate ao crimes sexuais promulgadas neste ano.
Fotojornalista de 22 anos foi agredida por pelo menos cinco homens (Foto: Divulgação/Polícia de Mumbai/AP)







A vítima, de 23 anos, foi internada em um hospital no sul de Mumbai, onde estava em condição estável, disse um funcionário do hospital à Reuters por e-mail.

O ataque ocorreu pouco antes do pôr do sol em uma fábrica têxtil abandonada em Lower Parel, um antigo distrito industrial que é hoje um dos bairros que mais crescem na cidade, com apartamentos de luxo, shoppings e bares.

A mulher estava na fábrica trabalhando em uma reportagem com um colega. Os dois foram separados pelos agressores e o colega da fotojornalista foi amarrado com um cinto enquanto ela era agredida, disse Singh. Segundo a agência France Presse, cinco homens estupraram a fotojornalista.

A segurança das mulheres na Índia tem sido o centro das atenções este ano, após o brutal estupro coletivo em dezembro de uma estudante de 23 anos dentro de um ônibus, em Nova Délhi, o que levou milhares de indianos a ir às ruas em protesto.
A mulher morreu duas semanas depois, em consequência dos ferimentos, em um hospital de Cingapura.

Após o clamor público sobre o ataque em Délhi, a Índia introduziu em março leis mais duras contra estupro, que incluem a pena de morte para os reincidentes e para aqueles cujas vítimas forem deixadas em um "estado vegetativo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário