" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Namoro ou amizade


          

A mídia nacional diz que o ex-presidente Lula já trabalha com a possibilidade de uma chapa presidencial tendo o governador Eduardo Campos (PSB) na cabeça e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), na vice. A relação de Eduardo com Kassab é recente e por isso mesmo há uma desconfiança recíproca, mas há uma lógica na informação.

Por ser um nome do Nordeste, o líder socialista precisa de alguém que agrega os votos do Sudeste e, saindo de São Paulo, o maior colégio eleitoral do País, cai como uma luva para as pretensões de quem parte de uma região bem menor em densidade eleitoral e ainda olhada pelo Sul e Sudeste com viés preconceituoso.

Ao optar pelo PSD, sublegenda do PSB em Pernambuco, Eduardo fez a opção de aliança no plano nacional para enfrentar o PT, que em 2014 vai de Dilma à reeleição ou com Lula, se este se recuperar plenamente do câncer na laringe.

Para se eleger governador, o socialista precisou do PT em 2006 e 2010, mas é percebível um nítido distanciamento dele da legenda, a começar pela sinalização dada ao ministro Fernando Bezerra para transferir o seu domicílio de Petrolina e se escalar como plano B para a eleição no Recife.

A chapa Eduardo/Kassab desponta como uma realidade do cenário de hoje traçado para 2014, mas como em política uma semana pode representar uma eternidade, não há uma certeza de que viabilize. Até porque, diferentemente do governador, em São Paulo o prefeito está muito mal avaliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário