A fraude no Ministério das Cidades que abriu caminho para a aprovação do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, R$ 700 milhões mais caro que o original, é apenas um dos exemplos de como o custo das obras da Copa do Mundo escapou do controle público. No que diz respeito à mobilidade urbana, os gastos totais aumentaram R$ 760 milhões, quando comparada a atual estimativa à previsão inicial de janeiro de 2010. Levando-se em conta a alteração orçamentária dos estádios, o aumento total das obras da Copa supera R$ 2 bilhões. Houve aumento de preço nas obras de mobilidade urbana em Cuiabá, Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.
RECIFE
Todas as cinco obras de mobilidade urbana programadas para o Recife encareceram -- entre elas, o BRT Leste/Oeste -- Ramal Cidade da Copa, que aumentou de R$ 99 milhões para R$ 182,6 milhões (84,40% de diferença). O Corredor Caxangá (Leste/Oeste), por sua vez, agora custa R$ 133,6 milhões, ou 80,54% a mais.(Informações de O Estado de S.Paulo)
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