" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 24 de maio de 2012

As chuvas que caíram no estado traz esperança ao agricultores





Por Cláudio Santos

A chuva de ontem, em Pernambuco, trouxe esperança para quem vive da agricultura no em parte do Agreste e Sertão. os município que tiveram o maiores índice de chuva foi  Afogados da Ingazeira e Arcoverde deixando os agricultores  animados em diminuir o prejuízo ocasionado com a seca, por causa do longo período de estiagem.
Em Afogados da Ingazeira choveu 72 milímetros, de acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Na comunidade Poço do Moleque, os agricultores aproveitaram para encher os reservatórios. Agora, o agricultor Sebastião José está mais tranquilo. “Deu para encher alguns tanques que tem em casa”.
Em Arcoverde, a chuva deixou a terra molhada, aumentando a esperança dos agricultores. Mas o céu azul, quase sem nuvens, e o sol forte indicam que o problema da seca está longe de terminar. “Choveu 35 milímetros, mas isso é o suficiente pra resolver o problema”, disse Cátia Lira, gerente regional do IPA.
Em Belo jardim apesar das chuvas que caíram não são o suficiente para amenizar a situação crítica que encontra-se a zona rural do município, O distrito de Xucuru é uma das comunidades mais afetada pela estiagem que castiga a região, onde hoje a comunidade se reunirá para tomar providências diante aos órgãos públicos, pois a comunidade passará a ser atendida por carros pipas.
Também choveu nas cidades de São Bento do Una, Sanharó e Tacaimbó molhando a terra e trazendo de volta a esperança para aos agricultores e criadores,pois está região encontra-se uma das maiores bacias leiteira do estado.
A seca prejudica criações e plantios das regiões do Sertão, Agreste e Zona da Mata do Estado, somando 75 municípios em estado de emergência. O longo período de estiagem já afetou a vida de 1,40 milhões de pernambucanos.
Esse, de fato, é o conselho do IPA. A instituição aconselha que os agricultores não plantem até que chova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário