Por Cláudio Santos
As prévias do PT deixaram sequelas consideradas irreversíveis para o partido no Recife e racharam ainda mais os dois lados que brigam pela vaga de candidato à Prefeitura do Recife. A vitória do prefeito João da Costa com uma diferença de 553 votos contra o concorrente Maurício Rands é uma incógnita para todos, uma vez que a Executiva Nacional poderá anular a eleição ocorrida neste domingo, alvo de suspeita de fraude e outras irregularidades. Nos bastidores, o nome do deputado federal e ex-prefeito João Paulo começa a surgir como o “redentor” para tirar a legenda desse mar de lama exposto em praça pública nos últimos dias.
Em entrevista à Rádio Folha, nesta manhã, Rands deixou claro que não existe a menor possibilidade de ele e seu grupo formado pelo senador Humberto Costa e João Paulo apoiarem o prefeito João da Costa depois do desfecho polêmico da eleição. Diante desse cenário, a Executiva Nacional terá que encontrar uma saída para que o PT não entre em colapso nos próximos dias. Humberto é vice-presidente nacional do partido e está indignado com o rumo tomado pelas prévias.  Em entrevista coletiva após o resultado da eleição, o parlamentar chegou a dizer que preferia estar anunciando a derrota de Rands numa eleição limpa e não no processo como foi. Diante disso, ele e seu grupo espera um posicionamento do Diretório Nacional sobre as denúncias de irregularidades lançadas sobre o processo no Recife.
Ao saber da derrota de Rands, João Paulo cancelou a viagem à África do Sul para acompanhar de perto os desdobramentos das prévias do PT. Rompido há mais de três anos com o seu ex-pupilo político, o deputado sempre deixou claro que não subiria no palanque do prefeito caso esse vencesse a eleição contra Rands. Nas pesquisas de intenções de voto realizadas antes das prévias, o ex-prefeito liderou com folga e teve seu nome especulado para disputar a prévia, mas preferiu apoiar Rands quase na prorrogação do segundo tempo.
O senador Humberto Costa considerou um “gesto de humildade” por parte do “companheiro”, que até então não se entendia com Humberto, uma briga antiga por espaço de poder. Em entrevista exclusiva ao Blog da Folha, no ano passado, o senador se referiu a João Paulo como “a maior liderança popular do Recife”. Será que agora o grupo de Rands irá reconhecer e trabalhar pelo nome do deputado?
Folha de PE