" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Marta Freire é reeleita Defensora Pública Geral do Estado



Por Cláudio Santos

Indicação segue agora para sanção do Governador Eduardo Campos

  Defensora Pública Geral do Estado, Marta Freire, teve seu nome referendado nesta segunda-feira (21.05) por defensoras e defensores públicos para recondução ao cargo para o biênio 2012/2014.
 Tendo sua gestão aprovada por 238 votos, do total de 246 votantes (92,96% do total de votantes – excluídos os votos brancos e nulos), Marta Freire foi reeleita como candidata única ao cargo e terá agora seu nome encaminhado para confirmação do Governador Eduardo Campos.   
 A eleição começou às nove da manhã na sede da Defensoria Pública de Pernambuco, na Rua José de Alencar, bairro da Boa Vista. Desde cedo, defensoras e defensores públicos chegaram do interior e da região metropolitana do Recife para votar.
Marta Freire afirmou que "o tamanho da confiança dado pelos defensores de todo o Estado é o tamanho da minha responsabilidade, que é conduzir todos para o patamar de dignidade salarial que todos merecem". 
 Marta Maria de Brito Alves Freire é formada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tem 30 anos de atuação como Defensora Pública e é advogada especializada em Direito Penal e Criminologia. Foi eleita pela primeira vez como Defensora Pública Geral em 2010. É autora do projeto de Aparelhamento da Defensoria Pública de Pernambuco, no 2º grau de jurisdição, onde atuou por 10 anos. Atuou, ainda, como Assessora Jurídica do PROCON e da Assistência Judiciária do Estado. Foi Assessora da Procuradoria do Ministério Público Federal e por duas vezes Defensora Pública Geral Adjunta do Estado. Integrou o Conselho Curador do Museu de Arte Contemporânea do Estado e é Vice-Presidente da Associação dos Amigos do Museu do Estado.
 Sua gestão foi marcada por grandes conquistas e realizações.
 Como ações realizadas, faz questão de pontuar como destaque:
 - A valorização e reconhecimento do defensor público
- A luta por melhores condições salariais para a categoria, que deveria ser equiparado ao Ministério Público e à Justiça, por fazer parte do tripé judicial
- Criação de diversos programas que hoje já atendem mais de um milhão e meio de pessoas
- Reforma da sede da DPPE, que deve ser concluída em cinco meses
- Carteira Nacional do Defensor Público, em convênio com a Casa da Moeda do Brasil
- Planejamento estratégico com 90% de metas cumpridas a partir da implementação de novas metodologias de atuação
- Alinhamento institucional com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
- Negociação com a Caixa Econômica Federal, que resultou na redução de taxas em financiamento habitacional e empréstimos consignados e Programa Defensor Conectado, entre outros
 Como ações a realizar, Marta Freire destaca:
 - Realização de concurso para o cargo de Defensor Público e formação do quadro de pessoal técnico e administrativo
- Instalação da Ouvidoria da Defensoria Pública
- Continuidade das ações visando a solução da questão salarial dos Defensores Públicos
- Criação de novos núcleos da DPPE nas diversas regiões do Estado
- Criação de Núcleo Avançado da DPPE em Brasília-DF
- Criação de novos programas na área de combate à violência contra a mulher, meio ambiente e prevenção e combate às drogas, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário