" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Com boa atuação de Oscar e volta de Pato, Brasil goleia o fraco EUA por 4 a 1

Brasil x EUA (© Reuters)

Por Cláudio Santos
Foi contra os Estados Unidos que Mano Menezes estreou na seleção brasileira, em 2010, com uma bela vitória. E foi contra os Estados Unidos que o técnico teve a certeza de que a preparação para a Olimpíada de Londres vai bem, obrigado. O Brasil venceu nesta quarta-feira os norte-americanos por 4 a 1, em Washington, com um futebol envolvente da garotada comandada pelo técnico gaúcho.
Mano já colocou na cabeça que seu time tem de jogar sempre como no primeiro tempo da partida contra a Dinamarca, quando a Seleção dominou o adversário principalmente porque o marcou em seu campo de defesa. A receita do treinador foi repetida ontem e mais uma vez funcionou no primeiro tempo, embora de uma maneira um pouco menos exuberante.
No sábado, a Seleção se deu muito bem porque várias vezes roubou a bola perto do gol dinamarquês, pegando os europeus de calças curtas. E foi assim que o Brasil abriu o placar no Fedex Field. Oscar roubou a bola de um norte-americano e deu o passe para Leandro Damião, que mandou o chute para o gol. No caminho, a bola encontrou o braço de Onyewu e o árbitro Jeffrey Calderón marcou pênalti, muito bem cobrado por Neymar.
O craque santista, como de hábito, era o centro das atenções, aquele que arrancava mais suspiros de admiração do público norte-americano. Mas o dono do jogo era Oscar. Certamente aliviado por finalmente ter sido comprado pelo Internacional, o meia ditava o ritmo da partida. E fazia seus companheiros jogar. Como no lance em que deu um passe precioso que deixou Damião em condições ideais para marcar o segundo gol, o que só não aconteceu porque o centroavante não foi capaz de superar o bom goleiro Tim Howard.
Sem ser incomodado na defesa, o Brasil continuava pressionando os rivais e obtendo escanteios. Em um deles, a cobrança de Neymar encontrou Thiago Silva livre na área e o zagueiro do Milan marcou de cabeça.
O primeiro tempo só não foi o ideal para a Seleção porque um cochilo da defesa no finzinho terminou em gol de Gomez. Mas não foi nada que ameaçasse a superioridade do Brasil, que marcou o terceiro gol pouco depois de começada a segunda etapa. Marcelo iniciou e terminou uma jogada que teve como ótimos coadjuvantes Hulk e Neymar.
Com o passar dos minutos, o time brasileiro foi relaxando na defesa e o jogo virou um toma-lá-dá-cá danado. Primeiro Dempsey só não marcou para os Estados Unidos porque Rômulo tirou-lhe o doce da boca e depois Alexandre Pato, que havia acabado de entrar no jogo, finalizou na trave uma jogada muito bem tramada entre Oscar e Neymar.
Essa correria toda permitiu ao estreante Rafael mostrar suas credenciais. Na mesma jogada ele fez duas defesas dificílimas em chutes de Gomez e Boyd e mostrou para Mano que tem bola para ser titular em Londres. A poucos minutos do fim, após suportar uma enorme pressão norte-americana, Alexandre Pato deixou seu gol. Uma ótima maneira de encerrar uma noite muito feliz para Mano Menezes e sua turma.
ESTADOS UNIDOS 1 X 4 BRASIL
ESTADOS UNIDOS - Howard; Cherundolo (Parkhurst), Bocanegra, Onyewu, Fabian Johnson (Castillo); Bradley, Jermaine Jones (Beckerman) e Mo Edu (Terrence Boyd); José Torres (Dempsey), Donovan e Herculez Gomez. Técnico: Jurgen Klinsmann.
BRASIL - Rafael; Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo (Alex Sandro); Sandro, Rômulo e Oscar (Giuliano); Neymar (Lucas), Hulk (Casemiro) e Leandro Damião (Alexandre Pato). Técnico: Mano Menezes.
GOLS - Neymar, aos 11, Thiago Silva, aos 25, e Gomez, aos 44 minutos do primeiro tempo. Marcelo, aos 6, e Alexandre Pato, aos 42 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - José Torres, Oscar, Jermaine Jones, Marcelo.
ÁRBITRO - Jeffrey Calderón (Costa Rica-Fifa).
PÚBLICO - 67.619 pagantes.
LOCAL - FedEx Field, em Washington (Estados Unido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário