Por Cláudio Santos
Um antigo pleito do engenheiro Paulo Camelo, que desde o início dos anos 2000 prega a instalação de um teleférico em Garanhuns, aproveitando as sete colinas da cidade, vai chegar primeiro a Gravatá, Bezerros e Caruaru. Esses municípios vão imitar o que já foi feito em Triunfo, no Sertão, enquanto a Suíça Pernambucana ficará no compasso de espera.
Quando Paulo Camelo defendeu o teleférico para Garanhuns, na campanha eleitoral de 2004, foi levado na gozação, e hoje todos estão vendo que é um projeto altamente viável. O problema da cidade, tudo indica, que é muita gente pensa pequeno.
Confiram a matéria publicada no Jornal do Commercio do Recife:
Os municípios de Gravatá, Caruaru e Bezerros, todos no Agreste de Pernambuco, vão ganhar teleféricos, semelhantes ao que já existe na cidade de Triunfo, no Sertão do Estado.
O governo lançou, na última quinta-feira, o edital para elaboração do projeto para Gravatá e Caruaru. A expectativa é que, durante a próxima semana, seja divulgado o edital para Bezerros.
O secretário de Turismo, Alberto Feitosa, estima que o investimento total ficará na casa dos R$ 4 milhões. Também ainda está sendo estudada, a depender do resultado do projeto, a origem do financiamento: Ministério do Turismo, governo do Estado, financiamento de bancos ou até mesmo parceria público privada (PPP), caso haja interesse empresarial na novidade.
“O projeto deve ficar pronto em 60 dias. Somente com o resultado é que poderemos licitar a execução das obras. E aí teremos também o real valor do investimento”, ressalta Feitosa.
Em Gravatá, o teleférico irá da parte mais baixa da cidade até o cristo, a princípio. Em Caruaru, a ideia é levar moradores e turistas até o Morro do Bom Jesus, que recebeu um novo plano de segurança. Em Bezerros, a aposta é chegar ao complexo gastronômico em Serra Negra, segundo a Setur. “Temos viajado muito e percebido que, em todo o mundo, os teleféricos têm sido usados com sucesso tanto para transporte quanto para turismo”, diz o secretário.
COMENTÁRIO - O Secretário Alberto Feitosa foi eleito deputado estadual com mais de 50 mil votos. Garanhuns contribuiu com sua eleição com cerca de mil votos. Ele teve mais de 3 mil em Capoeiras e mais de 4 mil votos em São Bento. Políticos da região que fazem parte da base do Governo poderiam começar a se movimentar e exigir (não é pedir não é exigir mesmo) o teleférico para Garanhuns. Podem ajudar nesta empreitada o deputado estadual Izaías Régis, o candidato a prefeito Zé da Luz, o vereador de São Bento do Una Washington Cadete e o prefeito Dudu. E até por uma questão de ética um movimento desses deve incluir o engenheiro Paulo Camelo.
(Na imagem o teleférico na pequena cidade de Triunfo, que fica no Sertão, próxima a Serra Talhada).
pois é. o que pode se esperar de uma cidade ignorante cheia de pseudo ricos? metidos a fazendeiros do pantanal e magnatas urbanos? nada. vai garanhuns, vai. Um dia tu cai no abismo kkkkk
ResponderExcluir