" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

STF prepara esquema de segurança para ministros






























Por Cláudio Santos
Com a responsabilidade de decidir se absolvem ou condenam os 38 réus do mensalão, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) serão resguardados do contato direto com a imprensa e o público nos dias de sessões do caso. A pedido das equipes de segurança do tribunal, áreas internas e externas do STF serão isoladas para assegurar que os ministros ingressem no prédio sem serem interpelados.
De acordo com o G1, nas reuniões que definiram a logística do julgamento, houve uma preocupação recorrente com a segurança dos magistrados. Nos encontros, o presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, enfatizou aos subordinados que fossem tomadas medidas adicionais para evitar tumultos ou até mesmo atentados durante a análise da ação penal. Cordões de isolamento, com grades de contenção e fileiras de guarda-costas, foram instalados na entrada oficial dos ministros, localizada na face traseira do edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer. Nos horários de ingresso e saída dos magistrados, o espaço será restrito aos carros oficiais e seguranças.
A direção do tribunal também montou um esquema especial para garantir que os magistrados acessem o edifício-sede pela passagem subterrânea que o liga a um de seus anexos. O túnel ficará fechado, inclusive, para funcionários entre as 13h e 14h, período em que os ministros devem se deslocar para as sessões. Do lado de dentro do plenário, além do controle das câmeras de vigilância, haverá vigilantes armados. A circulação de guardas com armas de fogo na área nobre do STF foi introduzida, em abril, depois de um tumulto envolvendo um índio, durante o julgamento de ações que contestavam a política de cotas para ingresso em instituições de ensino superior.
Por questões de segurança, também não será permitida a permanência, dentro do plenário, de pessoas em pé. Somente aquelas com credenciamento ou que tiverem sido selecionadas entre o público poderão acompanhar, desde que sentadas.
Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário