" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nordeste cresce acima da média nacional


Por Cláudio Santos


A economia da região Nordeste registrou um ritmo moderado de crescimento no início de 2012, mas ainda vem mostrando desempenho superior à média nacional, segundo o Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta sexta-feira (03). Segundo o BC, o desempenho reflete o arrefecimento das vendas varejistas e do mercado de trabalho na região no período. O índice de atividade da região medido pelo BC (IBCR-NE) cresceu 0,6% no trimestre encerrado em maio, em relação ao trimestre finalizado em fevereiro, quando havia crescido 1,7% na mesma base de comparação.
O Centro-Oeste também registrou moderação da atividade, movimento puxado pelo varejo e pela contração da produção industrial. "Ainda assim, a dinâmica positiva do mercado de trabalho e da safra de grãos, entre outros fatores, proporcionou à região uma taxa de crescimento superior à nacional", informa o BC. O índice de atividade da região medido pelo BC (IBCR-CO) avançou 1% no trimestre encerrado em maio, ante 2% nos três meses terminados em fevereiro. "O aumento da renda agrícola e o mercado de trabalho aquecido, associados às medidas econômicas divulgadas pelo governo para estimular o crescimento, devem se refletir nos indicadores de venda do comércio já no próximo trimestre, avalia o BC. A média nacional é crescimento de 0,07% no trimestre encerrado em maio em relação aos três meses anteriores.
A economia da região Sudeste registrou crescimento moderado no trimestre encerrado em maio, o que refletiu a continuidade de crescimento do varejo e os resultados negativos da indústria. O índice de atividade da região medido pelo BC (IBCR-SE) cresceu 0,6% no período, em relação ao trimestre finalizado em fevereiro que apresentou crescimento de 0,7% em relação aos três meses anteriores. Em 12 meses, o crescimento foi de 2,5%. "Destaque para o aumento de 1,6% nas vendas varejistas no trimestre até maio, desempenho favorecido pela continuidade da expansão da massa salarial e das operações de crédito às famílias", diz o BC no documento.
O desempenho da economia da região Sul nos últimos meses refletiu o resultado negativo da produção industrial e as perdas da safra de grãos, além do menor dinamismo do comércio varejista. O índice de atividade da região medido pelo BC (IBCR-S) recuou 1,2% no trimestre encerrado em maio, em relação ao período de dezembro a fevereiro, quando havia crescido 1,3%, segundo dados dessazonalizados. "As perspectivas em relação à evolução da atividade no Sul para este e os próximos trimestres contemplam os efeitos de ações de política econômica recentemente implementadas", afirmou o BC.
Em relação ao Norte, o BC diz que os principais indicadores apontam moderação da atividade nos meses recentes. "A redução da produção industrial e o arrefecimento no ritmo de expansão das vendas varejistas se traduziram em recuo de 0,2% do IBCR-N no trimestre encerrado em maio, em relação ao finalizado em fevereiro", diz a instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário