" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Conferência da mulher em Belo Jardim levanta proposta em pró dos seus direitos



A Prefeitura Municipal e a Secretaria Especial da Mulher promoveram nos dias 23 e 24 de setembro, ‘1ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres’ de Belo Jardim.

A abertura aconteceu na última sexta-feira com uma solenidade no Auditório da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades como o Deputado Federal Mendonça Filho, o Vice-Prefeito José Ivan Monteiro, o Secretariado Municipal, servidores e população em geral.







Já no sábado, o dia foi debates e propostas no Auditório do IFPE-BJ. Pela manhã, as mais de 150 participantes das zonas urbana e rural participaram de palestras sobre direitos e políticas públicas para as mulheres. Todas receberam um material com bolsa, camiseta, folders e também um informativo contendo toda a Lei Maria da Penha, oferecido pelo Dep. Federal Mendonça Filho.


À tarde, foi a hora de dividir a plenária em grupos, discutir os eixos e levantar as propostas mais urgentes para Belo Jardim. Em seguida, foram apresentadas essas solicitações e por fim, eleitas as quatro delegadas que vão levar esses requerimentos à Conferência Estadual.



Para Luciene Gomes, Secretária da Mulher, essa primeira conferência “foi muito positiva, com um público muito bom. O balanço é positivo”.

A Conferência contou com palestrantes do âmbito municipal e estadual. Para Cristiane Lina, Assistente Social e Consultora da Secretaria Estadual da Mulher, o espaço “é importante para que as mulheres possam estar dizendo suas necessidades e direitos”.

Agora, já com as propostas levantadas, a Secretaria Especial da Mulher pretende elaborar o primeiro Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, que será levado pelas delegadas eleitas Hestér Paz e Ana Luiza Leite Alves (esfera governamental), e Maria Lucineide da Silva e Marizete Balbino (representantes da sociedade civil).



Para Maria Lucineide, delegada eleita, é “uma responsabilidade muito grande fazer uma fala que é minha e também delas”, reforça.

Durante todo o evento, vários temas foram explorados, entre eles: direitos, cidadania, pobreza, prevenção à violência, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário