" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FHC pode ser convidado para integrar Comissão da Verdade


Circula no núcleo do governo o relato de que a presidente Dilma Rousseff teria pensado em convidar o tucano Fernando Henrique Cardoso para integrar a Comissão da Verdade, informa a coluna de Renata Lo Prete, segundo o Folha.com. No entanto, não houve gesto concreto nesse sentido. De todo modo, pessoas próximas do tucano duvidam de que ele aceitasse.
A Câmara aprovou na quarta-feira o projeto de lei que cria a comissão, grupo governamental que investigará e fará a narrativa oficial das violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988, inclusive as mortes e torturas praticadas pelo Estado na ditadura militar. O texto, mudado devido a um acordo costurado até o último momento, ainda precisa passar pelo Senado e, depois, ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.
O governo conseguiu colocar em prática seu desejo de votar a matéria às pressas, em regime de urgência urgentíssima, impedindo assim que ele fosse debatido na Casa - o que foi alvo de críticas de setores da esquerda, que discordam do projeto. A comissão, segundo o texto aprovado, funcionará por dois anos. Seus sete membros serão uma escolha individual de Dilma. Ao final, o grupo vai elaborar um relatório em que detalhará as circunstâncias das violações investigadas.
A expectativa é que, ao poder acessar documentos em qualquer nível de confidencialidade, ela possa indicar as pessoas e órgãos estatais responsáveis pelas mortes, desaparecimentos e torturas, ainda que ela não tenha capacidade de julgá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário