" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mundial de 2014 coincidirá com o São João nordestino


Rivânia Queiroz



No início da tarde, os secretários estadual e municipal, Ricardo Leitão e Amir Schvartz, respectivamente, deram uma coletiva à imprensa para comentar as novas definições da Fifa sobre a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Na primeira fase do mundial de 2014, a capital pernambucana receberá quatro partidas, nenhuma com a seleção brasileira.
Marcadas para os dias 14, 23 e 26 de junho, o período coincide com o São João - tradicional festa nordestina - e pode trazer sérios problemas para a organização do evento futebolístico no Estado. Na segunda fase, a Arena pernambucana abrigará apenas uma partida, no dia 29 de junho.
“Os 15 dias de jogos coincidem com os 15 dias do São João. Isso nos deixou preocupados. Cheguei a solicitar uma mudança no calendário para julho, mas não foi possível devido a uma série de programações que vinham sendo realizadas nos últimos três anos”, argumentou o secretário Ricardo Leitão.
A preocupação do secretário tem uma razão. A festa junina acontece em várias cidades e requer um aparato policial. Da mesma forma, o campeonato carecerá de toda uma proteção das forças policiais. “Essa festa mobiliza o Estado quase como o Carnaval. Essa época movimenta um contingente policial que é distribuído nas cidades festivas. É possível que Pernambuco seja obrigado a pedir apoio de outras forças para oferecer a segurança exigida pela Fifa”, reconheceu.
Confederações
Pernambuco terá que esperar um pouco mais para saber se também sediará a Copa das Confederações, que acontece em 2013. A confirmação dependerá do andamento das obras que estão sendo executadas com a finalidade do mundial de 2014. Os serviços estão atrasados e correm o risco de não ficarem prontos até o prazo limite – junho de 2012. “Temos confiança que quando a vistoria da Fifa chegar por aqui já teremos concluído as obras. Vamos fiscalizar mais, chamar os empreiteiros para conversar e esperar que não aja descontinuidade no fluxo dos recursos. Isso garantirá que a nossa Arena esteja pronta para os dois torneios”, argumentou Ricardo Leitão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário