" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 16 de maio de 2012

Site da Cetesb volta a funcionar após invasão exibir fotos de Carolina Dieckmann



hackers-cetesb-HG












Por Cláudio Santos
O site da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) amanheceu funcionando normalmente nesta quarta-feira (16) após um ataque de hackers colocar fotos da atriz Carolina Dieckman nua na página inicial da companhia nesta terça.

A companhia informou que o problema foi detectado por volta das 17h. Por causa disso, o site foi tirado do ar. De acordo com a Cetesb, o banco de dados da companhia não foi afetado pelo ataque.

Em nota divulgada na noite de terça, a companhia afirmou que o problema durou cerca de 10 minutos e que técnicos estão averiguando como ocorreu a invasão. Já a direção da companhia iria tomar providências junto às autoridades policiais.

As fotos da atriz vazaram na internet no dia 4 de maio. Carolina já tinha dito, em seu perfil do Twitter, que seu e-mail tinha sido hackeado. Antes da publicação das fotos, a atriz foi chantageada pelos hackers que cobravam R$ 10 mil para não divulgar as fotos, segundo seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Ele afirmou que a atriz também recebeu de quatro a cinco e-mails do chantagista durante duas semanas.
De acordo com o advogado, Carolina havia procurado a polícia antes da publicação das fotos, que orientou a não divulgar a chantagem e a responder aos e-mails para montar uma emboscada. Entretanto, o chantagista enviou as fotos para dois sites pornográficos na Inglaterra e nos EUA, que publicaram as imagens. 

Ainda segundo Kakay, os dois sites já retiraram as publicações das fotos. Ele comprovou que Carolina não havia aprovado a liberação das imagens ao reunir a repercussão do caso na mídia. Ele também notificou o Google para bloquear a busca por essas fotos. 

O caso está sendo investigado pela DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática. A polícia irá investigar os crimes de extorsão, difamação e furto, pois a atriz foi vítima de chantagem, teve a privacidade invadida e as fotos furtadas de um arquivo pessoal do computador dela. 

Perícia no computador 
A perícia feita pelo ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli), da Polícia Civil, vai verificar se as fotos íntimas da atriz foram manipuladas enquanto o computador dela estava em manutenção em uma empresa especializada. Essa foi uma das hipóteses levantadas pelo diretor do ICCE, Sérgio Henriques. 

— É uma possibilidade verificarmos, por exemplo, a última vez em que esses arquivos foram manipulados. Se estiver de acordo com o período em que o computador estava no conserto, já é uma informação interessante para a polícia. Agora, não fazemos a perícia por conta própria. O delegado que investiga o caso é quem vai dizer exatamente que tipo de informações ele precisa para que a gente possa periciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário