" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Divisão de Homicídios confirma investigação de suspeito "misterioso" na morte de Eliza

zeze



Por cláudio Santos

Um personagem misterioso do caso Eliza Samudio volta aos holofotes com a condenação de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e de Fernanda Gomes de Castro. José Lauriano de Assis, o Zezé, investigador aposentado da Polícia Civil de Minas Gerais, voltou a ser investigado por suposta participação no sumiço e na morte da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes. A informação foi confirmada pelo chefe do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), delegado Wagner Pinto. A ação é independente do Ministério Público, que vai oferecer denúncia contra o ex-policial.

— O inquérito ainda não foi instaurado, mas passamos a estudar a participação dele no crime.

Questionado sobre os motivos que levaram a polícia a voltar a focar no ex-policial, Wagner Pinto foi evasivo.

— Não podemos adiantar qual linha de investigação foi adotada.

O promotor Henry Wagner Vasconcelos confirmou, após a condenação da dupla, que vai denunciar o policial aposentado. Ele acredita que Zezé saiba onde Bola "despejou os vestígios de Eliza".

— Zezé sofrerá certamente repercussões penais pelos seus atos. Prefiro formalizar a denúncia ao poder judiciário primeiro para, então, trazer a público a participação.

Zezé, que se aposentou em 14 de abril deste ano, pode ser o elo entre o sumiço e a morte de Eliza. Segundo a Polícia Civil, ele estava lotado na 4ª Delegacia de Venda Nova, de licença médica, antes de se aposentar.

Conforme a confissão de Macarrão, a ex-modelo foi deixada em uma rua escura na região da Pampulha, em BH. Um homem desceu de um Fiat Palio de cor preta e retirou Eliza do veículo — para o MP, este algoz pode ser o policial aposentado. Ela teria sido torturada e morta horas depois pelo ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. O apoio de Zezé a Bola chegou a ser levantado pela polícia, mas descartado por falta de provas. O delegado Edson Moreira ouviu Zezé em 2010 e, mesmo afastado do caso, defende nova investigação.

— Ele prestou depoimento duas vezes e foi citado no relatório por ter apresentado o Bola para o Macarrão. Tem que investigar mais a fundo essa participação e a presença do veículo.

Ligações telefônicas
Quando surgiu a notícia de que uma mulher envolvida com Bruno havia morrido, a ex-mulher do jogador, Dayanne Rodrigues foi orientada por José Lauriano a comparecer à delegacia de Homicídios em Contagem. Com a quebra do sigilo telefônico dos suspeitos, ficou comprovado que Zezé trocou 37 telefonemas com Macarrão na semana em que Eliza foi sequestrada. Outras 12 chamadas foram feitas para Elenílson Vitor, caseiro do sítio, e outras quatro para Bola.

Medo dos policiais?
O silêncio dos envolvidos no caso sobre Bola e Zezé é marcante. Ao denunciar Bruno, Macarrão evitou qualquer menção aos dois. Confrontado pelo promotor Henry Wagner Vasconcelos sobre ligações telefônicas com Bola, o ex-funcionário de Bruno relacionou as chamadas a pedidos de Marcos Aparecido para que o filho conseguisse vaga em um time de futebol, mas destacou que “nem sabia o nome dele”.

José Lauriano, por sua vez, atribuiu os telefonemas a um grupo musical. Bruno Fernandes financiaria um grupo de pagode, e Zezé seria o contato com os músicos. A mãe de Eliza, Sônia de Fátima Moura, também o evita. “Não tenho nada a falar sobre o Bola”.

Um policial que participou das investigações nega que os envolvidos temam Zezé.

— Quem tem fama de matador é o Bola; é quem todo mundo teme. O Zezé é considerado um cara tranquilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário