" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como no tempo da ditadura


     


Por Folha de Pernambuco
Há muito, Pernambuco não assistia a manifestações de rua. Em se tratando de um Estado extremamente politizado, de espírito libertário e revolucionário, a ausência de protestos provavelmente pode ser explicada pelo bom momento que a economia vive. Nos últimos anos, o atual governo nunca tinha enfrentado a ira dos estudantes contra o aumento das passagens de ônibus como ocorreu sexta-feira passada e se repetiu ontem.
Mas um governo que se apresenta democrata, com enorme aprovação popular e imagem positiva lá fora não poderia cometer os mesmos erros de quem geriu os destinos do Estado no passado. Ao invés da chibata, o diálogo, assim deveria ser.
O que se viu, porém, foi o Governo jogar o Batalhão de Choque contra os estudantes nas ruas, numa ação para intimidar, típica ou pior do que se passava no regime militar.
Tanto na primeira manifestação quanto na de ontem o aparelho repressor agiu sem pudor. Balas de borracha, agressões a cassetete e bombas de gás lacrimogêneo atingiram em cheio os jovens que foram às ruas tentar barrar as novas tarifas de ônibus usando a arma disponível, que é a livre manifestação, garantida na Constituição. 
Com a repressão, mais uma vez ficou provado que entre o discurso e a ação deste governo existe de fato uma distância muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário