" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

João Paulo errou












Por Folha de Pernambuco
A pesquisa do Instituto Maurício de Nassau sobre a sucessão no Recife serviu para três constatações: 1) João Paulo errou ao ter permanecido no PT. Com o capital político que detém seria eleito em qualquer partido.
No PT, corre o risco de se eternizar na geladeira. 2) João da Costa, embora com percentual de rejeição altíssimo, tem chances, sim, de ser reeleito. Depende da forma como o principal artífice do processo, o governador Eduardo Campos, atuará na montagem do tabuleiro.
3) Entre os candidatos no campo da oposição, o democrata Mendonça Filho é, ainda, o mais competitivo, aparecendo empatado com João da Costa no cenário em que João Paulo não é considerado. Seu grande desafio é agregar, unir forças.
Deveria insistir numa composição com o PMDB. Pré-candidato pela legenda peemedebista, Raul Henry, além de ter metade das intenções de voto do democrata, anda extremamente desanimado. Poderia se transformar no vice de Mendonça, formando uma chapa competentíssima.
Cenário este perseguido também pelo pós-comunista Raul Jungmann, que é o segundo melhor avaliado na pesquisa, bem acima do tucano Daniel Coelho, que, a princípio, levaria a vantagem de ter potencial de crescimento pelo fato de ser, entre os nomes postos, a cara nova.
Dependendo da estratégia de campanha que venha a adotar e de uma repaginada no visual, o que parece urgente, Daniel abre perspectivas de se transformar no chamado fato novo da sucessão no Recife.
O problema é que ele não tem como ampliar, mesmo problema de Mendonça e Jungmann. Aliás, os três pré-candidatos da oposição exercitam o diálogo dos mudos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário