" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mais dois corpos de vítimas do naufrágio do Costa Concordia são encontrados

navio 3'

Mais dois corpos de vítimas do naufrágio do Costa Concordia, ocorrido no último dia 13 de janeiro, foram encontrados pelas equipes de resgate que trabalham perto da ilha de Giglio, na Itália.

Sobe então para 15 o número de mortos no naufrágio do navio, que continua tombado no mar.

Membros das equipes de resgate abriram uma nova passagem nesta segunda-feira (23) com explosivos para poder chegar à ponte onde estão localizados os restaurantes do Costa Concordia, na esperança de encontrar os corpos de alguns dos 20 desaparecidos.
Os mergulhadores da Marinha italiana abriram um grande buraco entre as pontes 4 e 5, perto da região dos restaurantes e do acesso aos botes salva-vidas, constataram os jornalistas no local.
As buscas na embarcação, realizadas em condições muito difíceis, segundo os mergulhadores, avançam lentamente devido ao tamanho do navio, do comprimento de três estádios de futebol e da altura de um edifício de 20 andares.
Ao mesmo tempo, um comitê de especialistas deveria tomar a decisão nesta segunda-feira sobre o início do bombeamento das 2.380 toneladas de combustível contidas nos tanques do barco.
"Hoje será decisivo: seguramos nossa respiração para ver se será possível começar o bombeamento sem deter a busca das pessoas desaparecidas", indicou à AFP o prefeito de Giglio, Sergio Ortelli.
Segundo os socorristas, a chance de encontrar sobreviventes é mínima, dez dias depois da catástrofe. Um navio oceanográfico com câmeras de alta definição deve chegar em breve para explorar o fundo do mar em busca de corpos eventualmente bloqueados embaixo do Costa Concordia, de 114.500 toneladas.
O registro provisório é de 13 mortos. Na tarde de domingo o corpo de uma mulher foi encontrado na parte submersa.
Elegante loira

Paralelamente, continua a investigação para determinar a responsabilidade exata do capitão do navio, Francesco Schettino, no acidente.
Pouco antes de ser detido após o naufrágio, o capitão teria se reunido em seu hotel com uma "elegante loira", a quem teria entregado seu computador pessoal.

Segundo a imprensa italiana, seria uma advogada vinculada à empresa proprietária do navio, Costa Cruzeiros, mas a companhia desmentiu "categoricamente" ter recebido "algo de Schettino" depois do acidente.
Por sua vez, a rapidez do capitão no momento do acidente continua suscitando perguntas. Quando o barco gigante se chocou com um recife, o que provocou o naufrágio, estava na ponte com várias pessoas que não deveriam estar ali, segundo a imprensa, como o maître Antonello Tievoli, que queria mostrar a ilha onde nasceu.
O pequeno grupo teria trocado piadas, o que impediu o capitão de se concentrar quando o navio ia muito rápido (15 nós). Depois, quando a gravidade do acidente era evidente, Schettino teria se retirado brevemente ao seu camarote.
A imprensa italiana também insistia no fato de que a saudação do barco à costa teria sido prevista e autorizada pela Costa Cruzeiros antes da partida da embarcação de Civitavecchia, o que a companhia nega desde o início.
Outro mistério é que o comissário do governo para a catástrofe, Franco Gabrielli, disse temer que a lista de desaparecidos seja maior. Gabrielli citou o caso de uma húngara, reivindicada por sua família, que estaria a bordo do navio convidada por um membro da tripulação, mas que não havia sido registrada.
Para Gabrielli, "poderia haver, em teoria, uma quantidade de pessoas a bordo do navio e que não seriam reivindicadas porque eram clandestinas".
Mas, segundo Manrico Giampedroni, que estava a cargo da segurança do "Concordia", é "impossível", já que a "Costa é uma empresa séria".
Dos 15 corpos encontrados, apenas oito foram identificados. Cerca de 18 pessoas ainda estão desaparecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário