" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Municípios de PE decretam situação de alerta por causa da seca

Em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, a estiagem está dificultando a vida dos agricultores. A falta de água já é sentida. A comida para pessoas e animais também é escassa. O sertanejo teme que a situação piore ainda mais.
Há seis meses não chove em Ibimirim. A maioria dos açudes secou há dois meses. Restaram os enormes rachões no barro. As cisternas estão quase vazias.
A prefeitura do município decretou situação de emergência no mês passado. De lá pra cá , o abastecimento da zona rural tem sido feito por meio de carros-pipa. Mas eles só passam pelo local uma vez por mês.
A comida também é escassa. Sem chuva, a lavoura não vingou. O pouco de feijão que resta é o principal alimento das famílias.
Em Pernambuco, outros nove municípios estão em situação de emergência. O decreto facilitaria o abastecimento de água e a distribuição de cestas básicas pelo governo. Mas a refeição só melhora, quando os agricultores conseguem trabalho, o que é difícil.
Os animais também sofrem. Procuram comida onde não há. Por onde a gente passa, encontra a catingeira toda roída. É que, com fome, os animais comem toda a casca da árvore.
Sem ter mais o que fazer para se defender da seca, os sertanejos temem que o sofrimento se prolongue ainda mais. Pois, se depender do juazeiro, a chuva vai demorar a chegar. É que quando ele flora na seca, não é sinal de tempo bom.
A prefeitura de Ibimirim informou que vai reavaliar a planilha que define o abastecimento de água do município. E que, se for necessário, serão enviados mais caminhões-pipa às comunidades da zona rural e da zona urbana.
Já o Ipa explicou que a perfuração de poços artesianos ainda não foi feita, porque o instituto estava aguardando a chegada de equipamentos. E que Ibimirim está entre as prioridades desta instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário