" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sábado, 24 de março de 2012

Comerciantes de Fazenda Nova lucram com Semana Santa

Por Cláudio Santos

Há uma semana para o espetáculo da ‘Paixão de Cristo, o distrito de Fazenda nova, em Brejo da Madre de Deus, se prepara para receber os turistas e visitantes que movimentam a economia local.
Um lugar calmo,tranquilo. Desses onde ainda é possível jogar conversa fora na praça. Assim é Fazenda Nova. Atualmente, vivem no local 4.800 pessoas,mas, a expectativa é que nos próximos dias a população do local aumente em, pelo menos, 10 vezes.
Tudo por causa do espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ de Nova Jerusalém, que há 45 anos é encenado na cidade-teatro atrai.
O espetáculo muda com a rotina de Fazenda Nova. tem gente que espera o ano todo pela Semana Santa. Principalmente quem tem casa e aluga vagas para os turistas. Por isso, nessa época, é comum encontrar placas nas paredes.
Há trinta anos, a dona de casa Creusa Bezerra recebe hóspedes em casa durante a Semana Santa. Há 60 vagas. As diárias variam de R$ 60 a R$ 180, com direito a café da manhã. As reservas começaram com muita antecedência.
“Essa procura começou desde janeiro. Vem gente de Recife, de Campina Grande  e João Pessoa (PB), tem também gente de Salvador (BA) e de São Paulo”, diz.
José Faustino é escultor. Nessa época, ele ganha dinheiro dando forma às pedras ao redor da cidade teatro. Ele já perdeu as contas do que já esculpiu. “Eu já fiz Nossa Senhora Aparecida, os cangaceiros de Lampião, Maria Bonita. Muitos personagens”, garante.
A comerciante Erivânia Batista tem uma confecção onde trabalham 10 costureiras. Durante a quaresma ,ela perde três funcionárias. É que elas reforçam a equipe do figurino do espetáculo da ‘Paixão de Cristo’. Para a comerciante, a baixa no grupo é por uma justa causa.
“Isso é um bom motivo, é um espetáculo grandioso. Depois, essa falta é compensada. Nos serões elas tiram a diferença”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário