" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 19 de março de 2012

Mendonça Filho lidera pesquisas

Por Cláudio Santos

Apesar da rejeição do prefeito João da Costa e da reduzida aprovação do seu governo, o prefeito ainda tem uma situação confortável porque há uma grande quantidade de eleitores que não optam pela oposição. O PT comanda a Prefeitura do Recife desde 2000, quando o hoje deputado federal João Paulo derrotou Roberto Magalhães (então PFL, hoje DEM) e assumiu a gestão municipal.

O levantamento JC/IPMN não sinaliza um bom cenário para os pré-candidatos das oposições, mesmo levando-se em conta os altos índices de rejeição do atual prefeito.

Entre os candidatos de oposição, a melhor performance continua sendo obtida pelo ex-governdor Mendonça Filho (DEM).

Em três cenários da pesquisa estimulada o deputado federal aparece em empate técnico com o petista, mas sempre em posição inferior (13% a 20% no cenário 1; 17% a 21% no 3, e 16% a 21% no 4).

Nenhum dos oposicionistas consegue ficar (individualmente) à frente do atual prefeito nas intenções de voto.

Na pergunta sobre em quem “não votaria de maneira nenhuma”, na qual João da Costa amarga 71%, Mendonça aparece com 62%, Raul Henry (PMDB) com 78% e Raul Jungmann (PPS) e Daniel Coelho (PSDB) com 81%. Os dois últimos com a ressalva de que ainda são pouco conhecidos do eleitor.
O dado mais inacreditável é outro. Na opinião do eleitor do Recife, embora pertença ao mesmo partido que João da Costa e tenha sido seu principal cabo eleitoral em 2008, o deputado João Paulo seria, hoje, quem melhor representa a oposição ao atual prefeito. Ele obteve 16,7% das citações nesse sentido, seguido por Mendonça Filho (DEM), com 14,8%. O curioso é que um segmento formado por 43,2% dos entrevistados não conseguiu apontar nenhum político que se opusesse de forma concreta à gestão do prefeito João da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário