" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 28 de março de 2012

Conselho do idoso revela números de Belo Jardim


Imagem Ilustrativa
Por Cláudio Santos
 
Belo Jardim possui mais de 13 mil* idosos. O Comdiri, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, revelou, recentemente, as estatísticas do atendimento do ano passado. A entidade, que tem como principal missão receber denúncias, fiscalizar órgãos e encaminhar casos para o Ministério Público e Judiciário, realizou 197 atendimentos em 2011.
O levantamento aponta vários tipos de agressões na terceira idade. Entre eles, 28% são classificados como negligência, 14% como maus tratos, 11% foram vítimas de agressões psicológicas e morais e 6% agressões físicas. O estudo detecta ainda crimes de ameaça e, até, o registro de dois cárceres privados.
Segundo a presidente do conselho, Héster Paz, a realidade do município não é muito diferente do restante do país. No entanto, Belo Jardim se destaca no combate, pois, desde 2009, realiza pesquisas e atua na área de proteção dos direitos dos idosos.
Outro dado importante revelado nas estatísticas é a origem das agressões que, na sua maioria, parte dos familiares ou de pessoas muito próximas às vítimas. A incidência chega a ser de 60% nos casos. Destes, 24% são filhos e 19% são filhas, mas também foram identificados netos, noras, sobrinhos, cuidadores e vizinhos.
O mapeamento é tão completo que traz ainda um perfil por bairro. O maior número de violência contra o idoso acontece bem no coração da cidade. O bairro do São Pedro é recordista em flagrantes. Lá, foram identificados 19% dos flagrantes, acima do Santo Antônio e Cohab III, cada um com 14%, do Bom Conselho com 13% e do Centro com 8%.
De acordo com Héster, a participação da população é muito importante, pois dos 197 casos, 166 foram descobertos através de denúncias anônimas ou não. “Não tenham medo, pois precisamos fazer valer os direitos dos idosos”, convoca a presidente.
A sede do Comdiri fica na Casa dos Conselhos, administrada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento, no endereço: Avenida Dep. José Mendonça Bezerra, nº 17, no centro, ou pelo telefone (81) 3726.3013.
*Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário