" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sábado, 30 de julho de 2011

Sorteio da Copa-2014 no Rio acontece neste sábado

A Copa do Mundo de 2014 começará oficialmente neste sábado (30). Na Marina da Glória, zona sul do Rio de Janeiro, serão sorteados os grupos para as Eliminatórias que classificarão os 31 países que se juntarão ao Brasil, sede do Mundial.

Além do valor de R$ 30 milhões gasto pelo governo do Rio de Janeiro para “festa” da Fifa (com esse dinheiro seria possível pagar os
salários de cerca de 17.600 policiais militares de Unidades de Polícia Pacificadora, por um mês), as pessoas terão de enfrentar neste sábado a paralisação do aeroporto Santos Dumont e esquema especial de trânsito.

O evento começará às 15h (horário de Brasília) e os organizadores acreditam que vai durar aproximadamente 1h30. Quem comandará os trabalhos será Jeróme Valcke, secretário-geral da Fifa. 


Teixeira se desentende com ingleses
Jogadores e ex-esportistas estarão presentes e sortearão as bolinhas com os nomes dos países. Neymar, Zico, Zagallo e Ronaldo Fenômeno serão alguns dos convidados. Celebridades também foram chamadas e farão participação no palco, como Ivete Sangalo e Ivan Lins.
Segundo a Fifa, 166 países participarão do sorteio, que definirá os grupos das Eliminatórias da Europa, África, Ásia, Oceania e Concacaf (América do Norte, Central e Caribe).
Apenas os sul-americanos ficam fora, já que a competição é disputada no sistema de pontos corridos. Todas as competições terminam em 2013.
São esperadas delegações de cerca de cem países e aproximadamente 800 jornalistas de todo o mundo. A presidente Dilma Rousseff também estará presente e deverá discursar.
Essa será a segunda Copa do Mundo que será realizada no Brasil. A primeira, em 1950, teve apenas 16 seleções e jogos disputados em seis cidades: Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A seleção brasileira perdeu a final para o Uruguai, por 2 a 1, no Maracanã.

Já em 2014 o evento, além de ter o dobro de seleção, terá também o dobro de sedes. Brasília, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Natal e Salvador Irão se juntar as seis que receberam o Mundial há 61 anos.
A Copa do Mundo será realizada de 12 de junho a 13 de julho de 2014, enquanto a Copa das Confederações, grande teste para o torneio, será de 15 a 30 de junho de 2013.

Veja quantos países se classificarão por continente:
África – Cinco vagas diretas
América do Sul
– Quatro vagas diretas e uma na repescagem contra Concacaf
Ásia
– Quatro vagas diretas e uma na repescagem contra vencedor da Oceania
Concacaf
- Três vagas diretas e uma na repescagem contra América do Sul
Europa
– Treze vagas diretas
Oceania
– Vencedor disputa repescagem com Ásia
 
A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) indicaram a empresa Geo Eventos, que pertence à Rede Globo, para realizar as Fan Fests, festas para torcedores, durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo jornal Folha de S.Paulo. As Fan Fests são eventos que reúnem torcedores sem ingresso para acompanhar as partidas do Mundial em telões.
Representantes de prefeituras e governos estaduais das cidades-sedes da Copa contaram ao jornal que foram abordados, em tom de imposição, para escolher a Geo como promotora dos eventos. Representantes do setor público rebateram, dizendo que seria necessária uma licitação para escolher a empresa organizadora.
A empresa já será a responsável por realizar, neste sábado (30), o sorteio das eliminatórias, o primeiro grande evento relativo à Copa do Mundo no Brasil, a um custo aproximado de R$ 30 milhões, bancados pelo governo do Estado do Rio e pela prefeitura carioca.
Oficialmente, o COL negou ter feito qualquer tipo de pressão em favor da empresa. A assessoria da Geo informou que ainda não tem nenhuma negociação para as Fan Fests de 2014.
Dirigentes dos comitês organizadores locais já haviam denunciado um lobby da Fifa a favor de outros patrocinadores e parceiros, como gráficas e fornecedor de material de infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário