" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ex-presidente Lula recebe título de Doutor Honoris Causa




Na próxima sexta-feira (22), a Universidade Federal de Pernambuco faz a outorga do título de Doutor Honoris Causaao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia que acontecerá no Teatro de Santa Isabel, às 10h. O evento será realizado, de forma conjunta, com as universidades Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e de Pernambuco (UPE), que também concederam o mesmo título ao ex-presidente.

A concessão do título pela UFPE foi aprovada pelo Conselho Universitário em 2002, sendo a primeira universidade a fazer esta homenagem a Lula. Os demais títulos foram concedidos posteriormente, a UFRPE, em 2003, e a UPE, em 2009. Por esta razão, a cerimônia será presidida pelo reitor Amaro Lins e terá como presidente de honra o governador Eduardo Campos. O evento é restrito a convidados, em função das dimensões do teatro. Participarão representantes dos Conselhos Universitários das três instituições de ensino superior e outros convidados das universidades, do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife.

A entrega do título somente ocorrerá agora por decisão do próprio Lula, que preferiu receber homenagens desta natureza somente depois de deixar a Presidência da República. O título é atribuído à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

A concessão do título pela UFPE foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 5 de novembro de 2002, logo após sua eleição para presidente da República, mediante proposta do então reitor Mozart Neves Ramos, endossada pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas, por meio do então diretor Antônio Jorge de Siqueira. "Com sua travessia política persistente e com o olhar voltado para o coletivo, Lula protagoniza uma ação instituinte na construção de alternativas para o nosso País, na reformulação de projetos, na comunicação dos saberes, dialogando com as experiências da vida, ressignificando a própria história nacional", destaca a justificativa da concessão do título apresentada ao Conselho.

Diz ainda o documento que a vitória do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, após três derrotas consecutivas (em 1989, em 1994 e em 1998), faz lembrar as trajetórias de lutas da sociedade pela ampliação da cidadania, base fundamental da convivência democrática e acena para o futuro com sinais de esperança, arquitetando caminhos diferentes que podem significar a universalização de conquistas sociais.

A solenidade é uma oportunidade para observar o cerimonial universitário, seus rituais e sua pompa. Na cerimônia, o ex-presidente Lula vai entrar no teatro acompanhado de uma comissão de honra, composta por nove pessoas, das quais três de cada universidade. A comissão acompanhará Lula até o palco, sentando-se na platéia em seguida.

O homenageado receberá as chamadas vestes talares - tradicionais roupas do protocolo acadêmico. As origens dessas vestes remontam ao cerimonial multissecular das universidades europeias em especial a Universidade de Coimbra, da qual as universidades brasileiras herdaram a maior parte das tradições protocolares e o cerimonial.

Quando for receber o título, o ex-presidente receberá a samarra e o capelo. A samarra é uma espécie de capa, cujas cores são específicas de determinadas áreas do conhecimento. Ele receberá uma samarra vermelha, em alusão à área de Ciências Humanas, cujo centro na UFPE propôs a homenagem. A tradição e uso da samarra vêm de uma antiga vestimenta usada por camponeses europeus, que, na Idade Média, era feita de pele de carneiro, tratada até alcançar grande alvura.

Das mãos do reitor Amaro Lins, Lula receberá o capelo, chapéu privativo do reitor, do vice-reitor, dos Professores Eméritos e dos Doutores Honoris Causa. O reitor usa o capelo branco, representando o poder temporal (analogia com a coroa real) e também a samarra branca. E o ex-presidente usará capelo vermelho, compondo o traje com a cor das Ciências Humanas.

GESTÃO LULA

Durante as duas gestões de Lula na Presidência da República (2003-2010), a UFPE registrou o maior crescimento de sua história de quase 65 anos. Melhor universidade do Norte/Nordeste, entre as instituições públicas e privadas, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio do Governo Federal, a UFPE expandiu a sua atuação para o interior do Estado, implantando os campi de Vitória de Santo Antão e de Caruaru. Nos novos campi, em funcionamento desde 2006, são oferecidos 15 cursos de graduação e mais quatro programas de pós-graduação.

Nos últimos anos, em função de dois programas do Ministério da Educação, o de Interiorização do Ensino Superior e o de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a Universidade registrou um crescimento de mais de 50% na oferta de vagas para graduação (foram 6.705 vagas em 2011), ao criar 26 cursos e ampliar vagas em diversos cursos. Atualmente, a UFPE oferece 95 cursos de graduação nos três campi, três cursos de licenciatura a distância e mais 116 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 65 mestrados acadêmicos, 6 mestrados profissionais e 45 doutorados. Somente os investimentos do Reuni estão injetando na UFPE R$ 221,5 milhões até 2012. A UFPE dispõe, em 2011, de um orçamento de R$ 750 milhões, sem contar os recursos captados por meio de projetos.


Da Universidade Federal de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário