Reuters
A Anac afirmou nesta sexta-feira que uma auditoria feita na Noar Linhas Aéreas, envolvida num acidente fatal em julho, identificou indícios de irregularidades nas áreas de operações e de manutenção da companhia.
Segundo boletim da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os problemas identificados envolvem o descumprimento de requisitos e procedimentos relativos aos registros de manutenção, às anotações técnicas no diário de bordo e aos limites de horas mensal e trimestral dos tripulantes previstos na Lei do Aeronauta.
Em 13 de julho, um bimotor LET 410 da empresa caiu na zona sul do Recife logo depois de a aeronave decolar da capital pernambucana para Mossoró (RN), com escala em Natal, matando todas as 16 pessoas a bordo.
No dia do acidente, o diretor para Assuntos Corporativos e Comerciais da companhia aérea, Giovanne Farias, afirmara que a aeronave tinha menos de um ano de operação e que a última manutenção havia sido feita no fim de semana anterior à queda, cumprindo os respectivos boletins de serviço da manutenção dos fabricantes da aeronave e do motor.
No boletim divulgado nesta sexta-feira, a Anac afirmou que as operações da Noar Linhas Aéreas permanecem suspensas e que a companhia tem 30 dias para exercer o direito de esclarecimentos e justificativas.
A agência de aviação civil esclareceu ainda que esse processo não está vinculado às investigações referentes ao acidente, que estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica.
O L-410, também conhecido como LET, é um bimotor turboélice com capacidade para até 19 passageiros. É geralmente usado para o transporte em pequenas e médias distâncias.
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