" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Meteorologistas preveem chuva abaixo do esperado para Pernambuco



Por CláudioSantos

Nos últimos três dias, meteorologistas de todo o Nordeste se reuniram em Campina Grande, na Paraíba, para prever o que vai acontecer com o tempo nos três primeiros meses de 2013, nos nove estados da Região. Para Pernambuco, a notícia não é tão boa. Segundo o meteorologista Wanderson Santos, coordenador técnico da Unidade de Monitoramento Hidrometeorológico (UMR Hidromet) do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), a previsão climática para o estado ainda indica chuvas abaixo do esperado no próximo trimestre.
Para o Nordeste, como um todo, o resultado é positivo: devem ocorrer chuvas irregulares, especialmente em março. O encontro discutiu o comportamento do oceano e da atmosfera nos últimos três meses e avaliou as condições regionais futuras dos mesmos aspectos. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, os resultados apontaram para uma evolução. "Em janeiro e fevereiro teremos chuvas irregulares. A partir de março, pode ocorrer uma melhoria na evolução do regime de chuvas", afirma.
Mesmo para aquelas regiões em que as chuvas irregulares estão previstas, é preciso continuar o monitoramento dos açudes que ficaram com o nível abaixo da média em 2012. "A perspectiva é de que os açudes possam ter uma recuperação significativa, mas não teremos um enchimento muito grande destes reservatórios. É interessante que se faça o uso cada vez mais racional pra evitar que eles entrem em total colapso", alerta o gerente de Bacias Hidrográficas (Aesa), Lucílio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário