" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



terça-feira, 16 de abril de 2013

Arena consolida Pernambuco como lugar certo para grandes eventos



Por Cláudio Santos
 
“Nós já estamos nos consolidando como uma rota dos grandes eventos no Brasil. Aqui será um lugar onde vamos ver grandes partidas de futebol, mas também grandes eventos culturais.” Essas foram as palavras do governador Eduardo Campos durante a primeira visita guiada à Arena Pernambuco. Localizado em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, o estádio será palco de três jogos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nas manhãs dos próximos domingos, entre 21 de abril e 19 de maio, a população poderá visitar, de graça, o estádio multiuso.  
 
A visita técnica, que aconteceu na manhã deste domingo (14) para convidados e cerca de 100 jornalistas, marcou a transição entre as fases de construção civil e pré-operacional do espaço. No tour, o governador apresentou algumas áreas internas da Arena, como a zona mista, o vestiário e a área Premium. Também participaram da visita ao espaço multiuso Ricardo Trade, CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014; Sinval Andrade, diretor presidente da Arena Pernambuco; Bruno Dourado, diretor da obra da Arena Pernambuco, além do secretário extraordinário da Copa do Mundo 2014 Ricardo Leitão e o presidente da Odebrechet João Pacífico.

Na ocasião, o governador fez questão de agradecer aos homens e mulheres que “trabalharam diuturnamente para colocar de pé o talento da gente pernambucana”, disse Eduardo, ao destacar a dedicação dos mais de cinco mil trabalhadores que atuaram na construção da Arena. “Das diversas vezes que estive aqui, pude ver o empenho, satisfação e envolvimento de pessoas que vão poder contar ao longo das suas vidas desta obra, que marcará a vida do nosso estado.”

Ricardo Trade elogiou a “qualidade espetacular” da Arena. “Esse é o nosso entusiasmo ao ver um equipamento moderno, novo que vai mudar não só a vida do futebol daqui, mas também do entretenimento em Pernambuco”.

Durante coletiva de imprensa, o governador Eduardo destacou que a construção da Arena faz parte de um pensar estratégico da descentralização do crescimento econômico, especialmente na Região Metropolitana do Recife Oeste. “Os reflexos da presença dessa Arena nesse local já são percebidos no entorno de toda região do Curado com a chegada de novos empreendimentos imobiliários, do desenvolvimento do nosso Parqtel e a dinâmica que ganhou o distrito industrial de São Lourenço da Mata”, exemplificou.

Ao ser questionado sobre as ações de segurança, governador destacou a importância de estimular a cultura de paz na Arena Pernambuco. “Nossa geração quando começou a ir a campo de futebol se deparava com o alambrado e um fosso enorme. Agora você esta dentro do campo e devemos apostar cada vez mais na colaboração do torcedor na questão cultural através do grande esforço de educação. A Arena é também a grande oportunidade da gente poder fazer esse exercício”.

VISITAS - A Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 do Governo do Estado de Pernambuco (Secopa-PE) irá disponibilizar um ônibus para levar os participantes da visita até a Arena. Ao todo, serão realizadas cinco visitas guiadas abertas ao público, com duração aproximada de uma hora. O tour acontecerá nos dias 21 e 28 de abril, além de 5, 12 e 19 de maio.
 
Os interessados em participar dessas visitas guiadas devem fazer inscrição, a partir desta segunda-feira (15), exclusivamente através do email visita@secopa.pe.gov.br. Na mensagem deve constar o nome completo, número do RG e telefone para contato para confirmação da inscrição. O único pré-requisito para participar das visitas guiadas à Arena Pernambuco é ter idade superior a 14 anos.
  
TESTE – Com a conclusão do equipamento, tem inicio a etapa de “eventos-testes” para verificar itens como as estações elétricas e hidráulicas, o sistema de bilheteria, além de serviços de alimentação, bebida e segurança.  A bola vai rolar no estádio nos dias 14 e 22 de maio. A primeira partida acontecerá na tarde do dia 14 de maio, uma terça-feira. A bola vai rolar nos pés nos operários do canteiro de obras do estádio. O jogo será prestigiado por familiares dos operários. A expectativa é de um público de 15 mil pessoas.
 
Já no dia 22 de maio, a Arena Pernambuco receberá o seu primeiro jogo amistoso envolvendo times profissionais. O Náutico entrará em campo para enfrentar adversário que ainda vai ser definido. Para esse jogo, a capacidade máxima do público será de 30 mil torcedores. Essa partida será acompanhada pela FIFA e pelo Comitê Organizador Local (COL), que vão apoiar a sua realização, acompanhando os preparativos e auxiliando no planejamento.

ARENA – Com mais de 95% das obras concluídas, a Arena Pernambuco terá capacidade para receber 46 mil pessoas, desse total 4.700 assentos premium  e outros 15 mil lugares são exclusivos do Programa Todos com a Nota. O estádio multiuso conta com seis pavimentos, 102 camarotes. E mais, a megaestrutura conta com 13 escadas rolantes, 9 elevadores, 8 rampas de acesso no térreo, 84 sanitários femininos e masculinos, além de 32 cabines para pessoas com necessidades especiais
 
O conforto dos visitantes também está garantido com 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas, 42 quiosques de alimentação e dois restaurantes. Além disso, a Arena conta com espaços de convivência, como lounges e restaurantes. A Arena também recebeu altos investimentos em tecnologia e sustentabilidade. Os torcedores vão poder conferir os detalhes dos jogos através de dois telões de LED em alta resolução com 77 m² que tem como fonte a usina de energia solar.

Para garantir a segurança dos torcedores, todos os espaços da Arena Pernambuco serão monitoras por 271 câmeras de segurança, sendo 34 em HD. Na operação, o estádio multiuso contará com cerca de 1000 integrantes a cada evento com capacidade total, 9 áreas de primeiros socorros e um posto médico, além de 5 ambulâncias, cada uma composta por uma equipe de médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário