Pouco mais de um mês após encontro de dirigente da Força Sindical com o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), em Pernambuco, o presidente de uma das principais centrais sindicais do Brasil, Paulinho da Força (PDT-SP), afirmou, nesta segunda-feira (8), que vê com bons olhos a pré-candidatura do socialista à Presidência da República. A declaração foi proferida após palestra do líder do PSB, em Paulista. Em retribuição, Eduardo mostrou-se favorável em apoiar Paulinho na consolidação de um novo partido, o Partido da Solidariedade.
“A candidatura de Campos é a oportunidade que a esquerda tem de discutir uma alternativa (de poder), o que não tínhamos antes. E eu acho que tem de ter essa alternativa”, disse Paulinho da Força, segundo informações publicadas no portal do jornal Estado de S.Paulo. Apesar do elogio ao líder socialista, o dirigente sindicalista não assegurou, de imediato, o apoio da Força Sindical ao presidenciável. “Não dá para dizer que vamos apoiar porque a Força é uma central plural”, acrescentou.
Em resposta ao gesto positivo do aliado, o governador Eduardo Campos cogitou apoiar a construção do novo partido, capitaneado por Paulinho da Força. Se confirmado, essa será a segunda vez que o líder socialista participa diretamente do processo de consolidação de uma nova legenda no Brasil. A primeira ocorreu com a criação do PSD, em 2011. Eduardo ajudou o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, na articulação necessária para oficializar a agremiação.
“Não seria justo, em pleno processo, que o [novo partido] seja interrompido. Isso cheiraria a casuísmo”, disse Eduardo Campos à Folha de S.Paulo, defendendo a legenda negociada por Paulinho da Força. Durante o evento da central sindical, aliás, o presidenciável pernambucano foi tratado como futuro presidente da República.