Por Cláudio Santos
Gestores
de municípios com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu) têm 60 dias para cadastrar todas as ambulâncias e centrais de
regulação de urgências no sistema oficial do Ministério da Saúde. O
objetivo da norma, segundo a pasta, é aumentar o controle dos serviços
oferecidos e evitar que os veículos fiquem parados.
De acordo com o ministério, os prefeitos terão que informar os números mensalmente ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Os municípios que não atualizarem o banco de dados por mais de três meses consecutivos terão suspensos os repasses para custeio das unidades móveis do Samu.
“Assim que os gestores locais atualizarem o cadastro e voltarem a registrar sistematicamente a produção, o repasse de recursos será normalizado”, diz o comunicado do Governo Federal.
De acordo com o ministério, os prefeitos terão que informar os números mensalmente ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Os municípios que não atualizarem o banco de dados por mais de três meses consecutivos terão suspensos os repasses para custeio das unidades móveis do Samu.
“Assim que os gestores locais atualizarem o cadastro e voltarem a registrar sistematicamente a produção, o repasse de recursos será normalizado”, diz o comunicado do Governo Federal.
Segundo o
Ministério da Saúde, atualmente, 2.528 ambulâncias do Samu atendem a
mais de 70% da população brasileira – cerca de 135 milhões de pessoas.
No ano passado, os investimentos na área somaram R$ 526,9 milhões.
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