" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sábado, 20 de abril de 2013

Ventos pela mudança



          



 Por Cláudio Santos
Pesquisa em poder do PSB, feita em seis Estados do País pela MCI, do sociólogo Antônio Lavareda, aponta um sentimento muito maior de mudança de Governo no Sul e Sudeste do que Nordeste. Entre os entrevistados em São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul, 47% acham que chegou a hora de tirar o PT do poder.
No Nordeste, região em que na eleição passada Dilma conseguiu impor uma frente de 10 milhões de votos no segundo turno contra José Serra, esse percentual cai para 32%. Natural em se tratando de um reduto extremamente dependente do programa Bolsa Família, que contempla, hoje, 20 milhões de famílias.
Há um dado no levantamento, entretanto, que pode atrapalhar a reeleição da presidente: a população não identifica nenhum projeto na gestão atual com a cara de Dilma, mas de Lula. Quanto se volta ao passado, a identificação se dá em direção a Fernando Henrique Cardoso.
Na prática, Dilma não faz um governo com a sua cara, com identidade própria, embora seu potencial de votos chegue a 56%, sendo conhecida por 95% da população. Quanto a Eduardo, a pesquisa mostra que ele tem um potencial de 34% e é conhecido por apenas 18% do eleitorado nacional.
Os maiores percentuais, naturalmente, estão no Nordeste, enquanto no Sul é de 9%. O socialista tem pela frente o desafio de desbravar uma estrada do desconhecimento da ordem de 82%. A preocupação de Dilma com Eduardo está no Nordeste, porque nas últimas três eleições vitoriosas o PT ganhou no segundo turno tirando a desvantagem do Sul e Sudeste por aqui.
Quando Lula disputou, no primeiro turno teve 45% dos votos e 54% no segundo turno. Historicamente, o PT impõe uma frente de 10% no segundo turno.
Como Dilma não tem uma própria marca, se esse percentual cair para 6% ela corre um tremendo risco de perder a eleição no segundo turno, é o que traduz quem já leu atentamente à pesquisa que está em poder do comando nacional do PSB.

Com informações de Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário