" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 22 de abril de 2013

Estado amplia para 4 mil veículos a frota das polícias e renova compromisso com a segurança


 
Por Cláudio Santos
 
128 veículos de policiamento vão se somar à frota de mais de quatro mil viaturas à disposição dos órgãos operativos da segurança pública de Pernambuco. O reforço foi apresentado pelo governador Eduardo Campos, nesta segunda-feira (22/4), e coroou a marca de 100% no crescimento da frota policial no Estado em seis anos. Desta feita, foram adquiridos carros e motocicletas, que já começam a rodar imediatamente em 42 núcleos, situados na Região Metropolitana do Recife, além de Caruaru, Vitória de Santo Antão e Petrolina. O investimento foi da ordem de R$ 2,3 milhões, em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança. Outros R$ 248 mil serão gastos mensalmente com locação dos veículos.

No pátio externo do Centro de Convenções, Sede Provisória do Governo do Estado, Eduardo fez questão de entregar as chaves nas mãos de cada policial responsável pelas novas viaturas. As equipes do Programa Polícia Amiga receberam a maior frota. Terão 48 veículos, sendo 24 viaturas e 24 motocicletas. Outros nove veículos servirão à Polícia Científica e 70 à Polícia Civil. “Estamos crescendo com qualidade, porque todo esse processo tem de ser feito com grande esforço de formação cultural no policiamento comunitário. Assim, damos a nossa contribuição e resposta ao grande desafio brasileiro hoje, que é a segurança pública”, discursou o governador.
 
Ressaltando ainda a importância dos equipamentos para o sucesso da ação policial, Eduardo defendeu a criação de um sistema nacional de segurança pública com foco no financiamento de forma tripartite. “A Federação está desafiada a garantir uma integração entre os três níveis de governo. Ainda estamos carecendo de ver esse sistema ser consolidado”, afirmou, dando como exemplos “políticas de fundo a fundo já existente na Saúde (SUS) e na Educação (Fundeb)”. O governador ressaltou que há uma tentativa da União em fazer esse debate, iniciada no governo Lula como o Pronasci e hoje capitaneada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
 
Desde 2007, o Programa Estadual de Segurança Pública, o Pacto pela Vida, vem reduzindo sistematicamente os índices de criminalidade. Em 2006, foram registradas 1.141 mortes. Em 2012, foram menos de 500 homicídios, o que representa uma redução de mais de 50%. “O estande de Pernambuco foi a cereja do bolo numa feira internacional em São Paulo que debatia segurança pública. Todos querem saber mais sobre o Pacto pela Vida”, revelou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

O resultado da ação policial, sobretudo a sua humanização, já é sentido pelas comunidades. Moradora de Santo Amaro, Aurinete Ferreira, 65, usou do neologismo “favila” para expressar essa mudança. “Hoje eu não moro mais em uma favela, mas sim numa 'favila', onde as pessoas enxergam novas possibilidades na vida. Nossos jovens estão deixando a drogas para ir em buscas de estudar e trabalhar. E isso começou com a chegada dos polícias e a segurança“, reconheceu Aurinete.

Assim como o Patrulha no Bairro, reeditado em agosto de 2012 e que hoje está presente em todo o Estado com 280 viaturas, o Programa Policia Amiga é voltado ao policiamento comunitário em áreas onde estão os maiores indicadores de violência. É um policiamento fixo e que cria laços de relacionamento, estabelecendo núcleos de mediação de conflitos. “Fico muito feliz de ver a polícia do meu Estado ser recebida com respeito pelas comunidades, diferente de outros tempos. Há seis anos monitorando esse trabalho, vejo a cada dia a população se dirigir a ela com mais segurança e de braços abertos, que são valores estratégicos do Pacto pela Vida”, comemorou Eduardo.

ÔNIBUS - Já o ônibus será entregue à Gerência de Articulação e Prevenção (GPAC) dentro do Programa Resgatando Cidadania. O veículo de atendimento itinerante é adaptado para cadeirante e possui compartimentos para emissão de carteiras de identidade e de trabalho, estúdio fotográfico, entre outros serviços. “Esse ônibus vai servir a outros projetos sociais do nosso governo, a exemplo do Chapéu de Palha e Nenhuma Mulher sem Documento”, explicou Damázio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário