" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Chuvas foram insuficientes, diz COMPESA


Barragem do Bitury - Foto: Lisiane Mesquita

Por Cláudio Santos
 
As últimas chuvas que caíram em Belo Jardim apesar de ter dado um pequeno alento as pessoas e principalmente aos moradores da Zona Rural, não foram suficientes para armazenar água no nosso principal manancial, que é o Açude Bitury.

Segundo a diretoria da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento), a Barragem encontra-se atualmente com 13% de sua capacidade equivalente a 2 milhões e 331 m³ de água. 
O volume total do Bitury é de 17 milhões e 700 mil m³. A Barragem do Ipojuca tem capacidade de armazenar 30 milhões e 700 mil m³ e hoje se encontra com 15 milhões e 500 mil m³ que dá um total de 50,5%.

Ainda de acordo com a COMPESA mantendo esse racionamento de 10 e 11 dias sem água nas torneiras, se não chover, Ipojuca só suportará mais 8 meses e entrará em colapso.

Atualmente em Belo Jardim 90% das águas que chegam às torneiras é do Ipojuca e apenas 10% saem do Bitury. O racionamento continua o mesmo, 3 dias com água e 11 sem o líquido na parte baixa da cidade.  4 dias com água e 10 dias sem, nas partes altas de Belo Jardim.

Resta-nos apenas torcer para que as próximas chuvas que caírem em nossa cidade sejam mais generosas com a Barragem do Bitury para sairmos dessa terrível situação em que vive todo o Nordeste brasileiro.
 
Com informações do Giro da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário