" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sábado, 11 de maio de 2013

A razão do recuo



      





Por Cláudio Santos
Há 15 dias, o governador Eduardo Campos deu um profundo mergulho, saindo da cena nacional. Alegou que estavam cobrando a sua presença no Estado e, assim, vem cumprindo roteiros administrativos no Interior. Mas o que de fato levou o líder socialista a sumir e dar uma pausa na pré-campanha presidencial?
Setores do partido informam que Eduardo se curvou a pressões dos demais governadores socialistas, que temiam retaliações do Planalto. Tem lógica, é possível, mas há outra versão mais contundente. Eduardo teria dado um timing porque o candidato do PT não seria Dilma, mas o ex-presidente Lula.
O que se ouve é que a presidente trombou com o seu criador e mais do que isso perdeu as condições políticas para governar, sem base perene e estável no Congresso.
Para completar, a volta inflacionária, sem o respaldo da sua base para medidas impopulares, a deixaria em maus lençóis, perdendo consequentemente força para encarar a reeleição.
Com Lula candidato, o governador pernambucano não tentaria viabilizar uma terceira via, porque as chances do ex-presidente emplacar a vitória já no primeiro mandato seriam enormes.
Se a versão é confiável ou não, o fato é que, ontem, o grande destaque da mídia nacional se deu em torno do almoço de Dilma com Lula, no Palácio da Alvorada, cujo prato principal teria sido o recuo de Eduardo. 

Com informações Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário