" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



domingo, 19 de maio de 2013

Eduardo anuncia fim de racionamento de água para 1,3 milhão pessoas do Grande Recife

 
 

Por Cláudio Santos

Após sobrevoar as principais barragens do Grande Recife, neste domingo (19/05), o governador Eduardo Campos reuniu a imprensa para anunciar a antecipação do fim do rodízio de água para 1,3 milhão de pessoas que moram nas áreas planas da Capital pernambucana e em bairros de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho. A normalização já acontece nesta segunda-feira (20/05), a partir do meio-dia. 'Depois das intensas chuvas que tivemos da quinta para a sexta-feira passada, e ao longo deste final de semana, houve a acumulação de 13 milhões de metros cúbicos nas nossas barragens. Os reservatórios estão praticamente com o dobro de água ao dia que se iniciou o racionamento, em março passado', comemorou Eduardo. A previsão era manter a medida até o final deste mês.

Responsável por abastecer mais de 30% da Região Metropolitana, a Barragem de Pirapama conseguiu atingir 42% de sua capacidade com a intensificação das chuvas nos últimos dias. 'A previsão é de que até julho este número suba para 50% e, em agosto, Pirapama possa atingir 90% de sua capacidade', informou o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, explicando ainda que com a redução acentuada das chuvas em 70%, no início de 2013, o modelo do calendário de abastecimento foi estratégico para evitar o colapso da rede.

'Começamos o racionamento com 19% da capacidade de Pirapama, no dia 1° de março. Projetamos o pior momento, que seria abril, para ficar acima de 10%, e ficamos com 13%. Calculamos a vazão que iríamos ofertar para a cidade em cima deste modelo, até onde é seguro tirar antes que o reservatório seque. Na primeira chuva mais forte, passamos para 26% e, hoje, superamos a marca de 42% de capacidade', detalhou Cirilo. Com a liberação da água, serão retirados 4,5 mil litros por segundo.

Com isso, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, garantiu água 24 horas nas torneiras e o fim do rodízio de 20 horas com o recurso por 28 horas sem o líquido. 'A partir do meio-dia desta segunda-feira, não haverá mais manobra na rede e nem fechamento de válvula. Desta maneira, a água será liberada e as cidades passarão a ter o abastecimento contínuo', assegurou Roberto Tavares, lembrando que 'a RMR viveu um racionamento durante 28 anos, superado apenas em novembro de 2011, com a entrega da terceira etapa de Pirapama, passando todo o ano de 2012 sem esquema de rodízios'.

Tavares também destacou os investimentos em curso na área. 'Temos obras sendo feitas em toda a rede que somam R$ 400 milhões. E a cada dia vamos tirando mais comunidades da dependência de um sistema isolado e integrando ao grande sistema metropolitano', concluiu. Mais cedo, os gestores sobrevoaram de helicóptero três barragens: Tapacurá, Goitá e Pirapama. Nesta última, o governador e seus auxiliares desceram e vistoriaram a área. (Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário