" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Romário e Tiririca não têm faltas em sessões deliberativas da Câmara

Levantamento do site Congresso em Foco revela que dos seis deputados-celebridade, apenas Romário e Tiririca compareceram a todas as 55 sessões deliberativas plenárias realizadas no primeiro semestre, na Câmara dos Deputados. O ex-pugilista Acelino Popó foi o mais faltoso, com nove ausências, seis delas sem justificativa registrada na Secretaria Geral da Mesa. Muito atuante nas questões ligadas aos direitos dos homossexuais, o deputado e ex-BBB Jean Wyllys esteve ausente em sete sessões deliberativas, duas delas sem justificativa.
Em fevereiro, primeiro mês de trabalho na Câmara, Romário foi flagrado na Praia da Barra da Tijuca, no Rio, jogando futevôlei, em uma quinta-feira de sessão no Congresso. Nesse dia, o ex-craque bateu o ponto na Câmara às 10h17m e seguiu para o aeroporto. Às 17h, podia ser visto nas areias da praia. A sessão, no entanto, não exigia presença obrigatória no plenário. Por isso, a falta não foi computada e não conta para justificar corte de salário.
O Congresso em Foco fez o levantamento entre os dias 2 de fevereiro (posse) e 7 de julho, quando foi aprovada a Medida Provisória 529/2011. A pesquisa foi baseada na página oficial de cada deputado na Câmara. O registro dos dados privilegiou as ocorrências de presença nas sessões plenárias deliberativas. Nessas sessões, a presença pode ser registrada à distância (terminais eletrônicos são distribuídos pelas dependências da Casa, por exemplo próximas às comissões temáticas).
O deputado e ator Stepan Nercessian faltou a sete sessões deliberativas, duas das quais sem qualquer explicação e cinco justificadas – três para cumprir missão oficial e duas para tratamento de saúde. Já o ex-goleiro do Grêmio Danrlei faltou a apenas duas sessões deliberativas, e em ambas a ausência foi justificada para atender a compromissos político-partidários.
Já as trê faltas de Popó foram atribuídas a “atendimento a obrigação político-partidária”, compromisso que por vezes implica deslocamento para outros estados.
Ao fazer um balanço dos trabalhos do semestre, o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que os deputados famosos, como Romário e Tiririca, tiveram uma atuação positiva no primeiro semestre. Para Maia, não é fácil parlamentares se destacarem entre 513. Ele citou a atuação de Romário na Medida Provisória 529, estendendo benefícios tributários a pessoas com deficiência intelectual.
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário