" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Falha em Itaipu causa apagão de 30 minutos em dez Estados

Uma falha no circuito de transmissão de energia da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), deixou cidades de dez Estados sem energia elétrica por cerca de 30 minutos, na tarde desta sexta-feira (2).
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o problema afetou as regiões Sul e Sudeste, além dos Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia. A falta de luz ocorreu das 16h43, quando houve a pane em Itaipu, até as 17h11, aproximadamente.
Ainda segundo o órgão, apesar da falha, os Estados atingidos não ficaram completamente no escuro, apenas alguns municípios, mas a ONS não informou quantas cidades foram prejudicadas no período.
A falha tirou de operação quatro circuitos de transmissão de energia da usina e, para evitar maiores problemas, foi acionado o esquema regional de alívio de carga, em que há um corte programado de energia.
De acordo com o órgão, a medida interrompeu a transmissão de 3.000 MW, aproximadamente.

Em nota publicada no início da noite em seu site, a Itaipu informou que a "operação da transmissão de energia não é de responsabilidade da empresa". Ainda de acordo com a Itaipu, o problema ocorreu no reator da linha de transmissão de 765kV, que liga Foz do Iguaçu a Ivaiporã, causando um curto-circuito, o que provocou o desligamento automático da linha.
A empresa informou, porém,  que às 17h01 o "Sistema de Transmissão começou a ser recomposto e, às 18h, atingiu o valor máximo solicitado pelo Operador Nacional do Sistema”. Segundo a ONS, as causas da pane ainda vão ser investigadas.
Em 2009, 17 Estados, o Distrito Federal e o Paraguai foram afetados por um apagão de longa duração. Na ocasião, o apagão durou cerca de seis hora.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário