" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 30 de abril de 2012

Eleições: Até 2018, biometria será implantada em todo país


Por Cláudio Santos

No Brasil, existe pouco mais de 137 milhões de eleitores, dos quais, aproximadamente 6,2 milhões são de Pernambuco, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até 2018 , todos os brasileiros deverão votar por meio do sistema de biometria, que tem como finalidade habilitar os cidadão a eleger seus candidatos após serem identificados biometricamente,isto é, por meio de suas impressões digitais. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de que cerca  de dez milhões de eleitores estejam habilitados a votar  pelo sistema biométrico nas eleições desde ano.
Em Pernambuco, segundo o assessor da corregedoria do TER, Orson Lemos, esta será a segunda eleição no Estado com alguns municípios utilizando o voto biometria. “Em 2010, quando houve eleição para presidente, quatro cidades de Pernambuco ( Itamaracá, Itapissuma,Rio Formoso e Tamandaré) participaram, com 60 mil habitantes , do projeto piloto. Agora , estamos incluindo Caruaru, com quase 180 mil eleitores”, informou. Ainda segundo Lemos, a implantação do sistema é algo caro e custa R$ 3,90 por cada eleitor. “Este ano, teremos uma média de 400 mil eleitores votando por biometria “.
Segundo informações  do TSE, os chamados “kit Bio” são composto de uma maleta e uma pasta grande. Nelas cabem um computador  portátil(laptop), câmara digital,scanner  e um mini-estúdio fotográfico  com assento. A tecnologia envolvida no “kit Bio” permite a obtenção das  digitais da fotografia  de maneira rápida e fácil,sem grandes dificuldades de manuseio pelo funcionário da Justiça Eleitoral. O scanner fará a leitura das impressões e um programa de computador corrigirá os erros de posicionamento, foco e iluminação das fotos, automaticamente. Para as eleições municipais de 2012, a Justiça Eleitoral pretende incluir no procedimento de coleta  das impressões para as  digitais  um “pad” para assinatura digital do eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário