" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Nasa descobre dois planetas do tamanho da Terra


quadro planetas
Os astrônomos da missão Kepler da Nasa (agência espacial americana) anunciaram nesta terça-feira que detectaram dois planetas do tamanho da Terra que orbitam em torno de uma estrela distante, e classificaram a descoberta como "um marco na busca de mundos extraterrestres".  

Os dois planetas, batizados de "Kepler-20e" e "Kepler-20f", são os primeiros de tamanho parecido ao da Terra orbitando uma estrela fora de nosso Sistema Solar. Um deles tem diâmetro 3% menor que o da Terra, enquanto o outro é 3% maior.


Em teleconferência Nick Gautier, do Laboratório de Propulsão da Nasa em Pasadena, Estado americano da Califórnia, disse que "após quase três anos, o observatório orbital Kepler confirmou a existência de planetas que orbitam estrelas".

Ambos os planetas orbitam a estrela Kepler-20, um astro classificado como tipo G, levemente mais frio que o Sol e situado a quase mil anos-luz da Terra. Os pesquisadores acreditam que esses planetas têm composição rochosa, de modo que suas massas devem ser entre 2,7 menos e 3 vezes maiores que a massa da Terra. David Charbonneau, professor de Astronomia da Universidade de Harvard, explica que, na realidade, os astrônomos encontraram cinco planetas. 


- Em nosso Sistema Solar, há oito planetas rochosos, localizados mais perto do Sol, e outros mais gasosos, localizados mais longe. No sistema da Kepler-20, os planetas estão alegremente misturados: o primeiro que se encontra é parecido a Netuno, o seguinte é rochoso, o seguinte Netuno, o outro rochoso... um adulto e um criança, um adulto e um criança... e todos orbitam dentro da distância que Mercúrio orbita o Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário