" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Secretária diz que Estado avançou em ações para juventude


A secretária estadual da Criança e da Juventude, Raquel Lyra, fez um balanço das ações do primeiro ano da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ), criada em janeiro deste ano. Ela também definiu novas diretrizes de trabalho para o ano de 2012.
Programas como Casa das Juventudes, Minha Certidão e a criação e manutenção de creches foram uns dos destaques. Raquel Lyra destacou o programa Minha Certidão, que faz com que o recém nascido já saia da maternidade com o registro civil. No total, já são nove maternidades interligadas aos cartórios.
 “O Minha Certidão é um grande avanço de Pernambuco. Por isso, o programa foi escolhido pelo UNICEF para representar o Brasil na Conferência para América Latina e Caribe sobre o Direito a Identidade e Registro de Nascimento, no Panamá”. Ela disse que o programa já chegou a Caruaru e Garanhuns com a assinatura de termos de adesão de cartórios e maternidades.
“Para o próximo ano vamos passar para 70 maternidades interligadas”, revelou. A secretária também falou do projeto da SCJ de estruturar e revitalizar as creches que já existem no Estado, com parceria dos municípios, além da capacitação dos profissionais que trabalham com educação infantil.
Raquel destacou a sugestão que a SCJ deu ao governo do Estado em adotar a redistribuição do ICMS destinado à Educação Infantil. “Agora, municípios que investirem na criação e manutenção de creches, vão dividir entre si 1% do ICMS”.
Para os jovens do Estado, a Secretária destacou o programa Casa das Juventudes. De outubro do ano passado a dezembro foram inauguradas 47 Casas. Segundo a secretária, serão inauguradas 81 casas até março de 2012. Raquel Lyra também revelou que o desafio é consolidar a Secretaria da Criança e da Juventude como uma referência das ações voltadas para esse público e destacou a participação da SCJ nas Conferências de Políticas Públicas de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário