" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Acusada de desorganização, Liga tem em sua cúpula presidentes da Unidos de Vila Maria e Mocidade Alegre


 

Por Cláudio Santos

Fundada em 1986, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo foi criada com o objetivo de coordenar as agremiações que participam dos grupos de Acesso e Especial do Carnaval paulistano. Atualmente, estão filiadas à Liga 22 escolas de samba e dois grupos de afoxés.
A instituição afirma que, além de produzir os desfiles, também contribui para o “desenvolvimento cultural, social e econômico da cidade, gerando emprego e renda, direta ou indiretamente, implantando cursos de formação profissional em parcerias com instituições públicas e privadas; promovendo eventos diversos, concursos carnavalescos, conferências, feiras, debates, congressos, seminários, espetáculos, desfiles e festivais de cultura, assim como ações desportivas e de lazer, beneficiando os sambistas e às comunidades ao redor das escolas”.
Depois da confusão do “roubo” das notas, pancadaria e incêndio durante a apuração dos votos das escolas de samba no Anhembi, na última terça-feira (21), o R7 tentou entrar em contato diversas vezes com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba para ouvir o posicionamento deles sobre a confusão e tentar descobrir, de forma mais detalhada, como funciona a instituição. Após o tumulto, representantes de várias escolas acusaram a Liga de desorganização e de permitir que o caos se instalasse durante a apuração dos votos. Até a publicação desta notícia, porém, nossa reportagem não conseguiu conversar com nenhum dos integrantes da cúpula da Liga.
Com base em informações dos sites da própria Liga, de escolas do Grupo Especial e conversas com diretores de algumas agremiações, o R7 conseguiu a ficha da cúpula da Liga.
Conselho administrativo:
Presidente: Paulo Sérgio Ferreira, que também é presidente da Unidos de Vila Maria. A função dele na Liga Independente das Escolas de Samba é de administração geral. Ele é quem organiza o Carnaval e, antigamente, o treinamento de jurados (atualmente, o treinamento é feito por uma empresa terceirizada).
Vice-presidente de administração e planejamento: Edilson Carlos Casal também é presidente da Pérola Negra. Sua função é administrar a parte interna da Liga, como manutenção do prédio e dos funcionários. Ele cuida de todo o planejamento da instituição.
Vice-presidente de Carnaval: Solange Cruz Bichara Rezende, que também é presidente da Mocidade Alegre desde 2003. Seu pai, Carlos Augusto Bichara, já morto, foi um dos fundadores da agremiação na zona norte. Antes de ser presidente, Solange, que participa das atividades da escola desde criança, foi passista, diretora de eventos, locutora e vice-presidente. Seu trabalho na Liga é administrar o Carnaval, ou seja, os desfiles e também o desfile das campeãs, que este ano ocorre nesta sexta-feira (24).
Vice-presidente financeiro: José Manoel Gaspar, também presidente da X-9 Paulistana. Sua responsabilidade é controlar o dinheiro da Liga.
Conselho deliberativo:
Presidente: Rinaldo José de Andrade, conhecido como Mantega, também presidente da Nenê de Vila Matilde. Sua função é coordenar os trabalhos do conselho administrativo.
- Conselho de ética:
Formado por todos os presidentes das escolas de samba que são filiadas à Liga. Os presidentes sempre participam de reuniões, votações e definições sobre o Carnaval. Caso eles não possam participar pessoalmente, podem mandar seus representantes. Embora o conselho tenha a participação de todos os presidentes, ele se reúne apenas pontualmente, quando há necessidade de definição sobre algum problema. Nem todos os participantes são convocados para esses encontros. Por exemplo, no caso da pancadaria no Anhembi da última terça-feira, o conselho foi convocado pelo presidente da Liga para definir quais punições serão aplicadas às escolas suspeitas de envolvimento. Os nomes dos integrantes que estão avaliando este caso, porém, não foram divulgados pela Liga.
Veja a lista dos presidentes das escolas do Grupo Especial:
Vai-Vai: Darly Silva (Neguitão)
Sociedade Rosas de Ouro
Presidente: Angelina Basílio. Faz parte da Rosas de Ouro desde sua fundação há 39 anos. No final dos anos 90, ocupou o cargo de Diretora de Carnaval da escola, em 2000 o de Vice-Presidente e desde 2003, presidente. Há sete anos, frequenta reuniões da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
Acadêmicos do Tucuruvi: Hussein Abdo Elselam (sr. Jamil)
Tom Maior: Marco Aurélio Ruffinn
Unidos de Vila Maria: Paulo Sérgio Ferreira
X-9 Paulistana: José Manoel Gaspar
Mancha Verde: Paulo Rogério de Aquino
Pérola Negra: Edílson Carlos Casal
Grêmio Gaviões da Fiel Torcida : Antonio Alan Souza Silva – Donizete
Império de Casa Verde: Alexandre Furtado
Águia de Ouro: Sidnei Carriuolo Antônio
Mocidade Alegre: Solange Cruz Bichara Rezende
Camisa Verde e Branco: Ribamar de Barros (preso por extorsão)
Dragões da Real: Renato Remondini Rodrigues
 

Direção

Da esquerda para direita: Marku(ex-presidente que morreu); Solange (Vice-presidente de Carnaval); Paulo Sérgio (presidente da Liga) e José Manoel Gaspar (vice-presidente financeiro)
Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário