" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Samba-enredo será o quesito de desempate na apuração do RJ


Sorteio na sede da Liesa (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
Por Claáudio Santos
O Rio de Janeiro vai conhecer nesta quarta-feira (22) a escola de samba campeã do carnaval 2012. A apuração das notas só acontece às 16h, mas a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) já definiu a ordem da leitura dos dez quesitos. O primeiro quesito que servirá como critério de desempate é samba-enredo, seguido de enredo.
A apuração será na Praça da Apoteose, e terá transmissão da TV Globo e cobertura do G1.
A ordem de leitura será a seguinte: mestre-sala e porta-bandeira, fantasia, conjunto, evolução, alegorias e adereços, comissão de frente, harmonia, bateria, enredo e samba-enredo. Duas das 13 escolas do Grupo Especial serão rebaixadas ao Grupo de Acesso A. O resultado será conhecido após a apuração das notas dos 40 jurados. A menor nota de cada quesito será descartada.
"Esse sorteio é importante para definir o critério de desempate. A presença dos presidentes das escolas de samba é importante. Em relação às notas dos jurados, elas estão lacradas em maletas dentro de um carro-forte, que seguirá para a Avenida no momento da apuração. Tenho certeza que as escolas do Rio fizeram seu melhor carnaval", disse Jorge Castanheira, presidente da Liesa, sem revelar se alguma agremiação sofreu penalidade.

O sorteio aconteceu no fim desta manhã na sede da Liesa, na Avenida Rio Branco, no Centro. Presidentes e representantes das 13 escolas de samba do Grupo Especial acompanharam a definição da ordem. Neste ano, os jurados deram notas de 9,0 a 10,0, podendo ser fracionadas, para cada um dos dez quesitos.
O desfile das campeãs acontecerá no dia 25 de fevereiro (sábado).

A presidente do Salgueiro, Regina Celi, disse que já se considera vitoriosa pelo desfile apresentado na segunda-feira. A escola é uma das favoritas ao título. "Independente de qualquer coisa eu já me sinto vitoriosa. Eu me cobrei muito neste último ano após os problemas que ocorreram em 2011, quando eu trouxe um carnaval belíssimo de escola campeã e tivemos problemas. Desta vez eu estou tranquila. As pessoas me cobraram e eu fiz a minha parte."

Entenda as regras

Cada um dos dez quesitos (enredo, conjunto, alegorias e adereços, comissão de frente, samba-enredo, evolução, harmonia, bateria, mestre-sala e porta-bandeira e fantasias) terá quatro julgadores, sendo descartada a nota menor. Cinco quesitos ganharam subquesitos, sendo que cada um deles valerá de 4,5 a 5,0 pontos.
Os quesitos bateria, harmonia, evolução, conjunto, mestre-sala e porta-bandeiras continuam sendo julgados em nota única.
Cada quesito terá quatro julgadores, e não mais cinco como em anos anteriores. Haverá o descarte apenas da menor nota, valendo, dessa forma, as três maiores notas. No ano passado, além da menor nota, a maior também era descartada.
Outra mudança é que as notas válidas com decimais serão de 9,00 a 10,00. Antes elas variavam de 8,0 a 10,0, com decimais.
As escolas também poderão ganhar uma bonificação de 0,1 por julgador, por quesito. Mas a Liesa ressalta que essa regra estará vigente de forma experimental. Cada um dos 40 julgadores poderá, se quiser, conceder 0,1 de bônus em seu quesito, a apenas uma escola. Segundo a Liesa, a bonificação não será computada no resultado da escola.
O bônus não será divulgado no momento da apuração, mas apenas quando forem apresentadas as justificativas. A ordem de leitura dos quesitos e o critério de desempate serão decididos pela manhã.
Do G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário