" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

G1 elege os momentos marcantes do carnaval 2012 de Pernambuco

Por Cláudio Santos

A cantora Luiza Possi é fã do bloco anárquico Quanta Ladeira, que completou 15 anos. Mais uma vez, ela marcou presença na brincadeira, no palco do festival Rec-Beat. Pitty, que só estava conferindo a apresentação, também acabou sendo convocada. Antes, a baiana participou da homenagem ao cantor Alceu Valença, no Marco Zero, e fez um show no Rec-Beat, com o projeto Agridoce - tudo como convidada. Mas, no show de Criolo, também no festival, ela ficou de fã na plateia. As duas podem vir quantas vezes quiserem, o público agradece! O gigante Homem da Meia-Noite foi outro que esteve em todo canto. No Sábado de Zé Pereira, desfilou no Galo da Madrugada, pela manhã, e, de noite, em Olinda. Além de quebrar o protocolo e aparecer ao público na segunda-feira de carnaval, em desfile pelo sítio histórico de Olinda, depois de 40 anos.
 Não faz uma semana que o carnaval terminou e já tem pernambucano de olho no calendário para a folia de 2013. É que seis dias parecem pouco para aproveitar a diversão em Olinda e Recife, cidades que, juntas, receberam cerca de 2,8 milhões de visitantes. Homenagens marcantes, agremiações aniversariantes, shows que “bombaram”, parcerias que deram certo no palco, figuras engraçadas. Tudo ainda está fresquinho na lembrança dos foliões.
Aba carnaval a imagem (Foto: Arte G1)
Galo da Madrugada (Foto: Heudes Regis / JC Imagem / Agência Estado) 
A quantidade de gente que acorda cedo no Sábado de Zé Pereira para brincar no tradicional Galo da Madrugada sempre impressiona. Só uma imagem aérea pode dar a ideia da multidão que acompanhou o 35° desfile do bloco. A diretoria estimou um público de dois milhões de foliões. Da Ponte Duarte Coelho, o Galo gigante e imponente observa a apoteose da agremiação, entre a Rua do Sol e a Avenida Guararapes.(Foto: Heudes Regis / JC Imagem / Agência Estado)
Aba carnaval música (Foto: Arte G1)
Entra ano e sai ano, e o hit do carnaval pernambucano é sempre o mesmo: o frevo instrumental “Vassourinhas”, composto em 1909. Basta um acorde e todo mundo improvisa passos. Outro sucesso há décadas é “Madeira do Rosarinho”, hino do clube homônimo. Um frevo mais lírico, saudosista. Mas o ritmo centenário sabe aproveitar fenômenos, e a música interpretada por Michel Teló, “Ai, se eu te pego”, também ganhou uma versão com as cores e os tons dos clarins pernambucanos.Aba carnaval arroz de festa (Foto: Arte G1)
Pitty no Quanta Ladeira (Foto: Maíra Gamarra/ Festival Rec-Beat) 
Pitty canta ao lado de Chico César no Quanta
Ladeira
Homenagem a Luiz Gonzaga, no Galo (Foto: Rafael Pimenta / Globo Nordeste) 

Muita gente aproveitou o carnaval para fazer uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Boneco gigante do Rei do Baião, quadrilha junina e até trio pé-de-serra dividiram espaço com as orquestras de frevo. O Galo da Madrugada lembrou o Mestre Lua em um carro alegórico no dia do desfile. Camisa verde e branca e cartola preta também foram bastante usadas pelos foliões para parabenizar os 80 anos do Homem da Meia-Noite, o calunga mais querido de Olinda.Aba carnaval a parceria (Foto: Arte G1)
Africana Angelique Kidjo canta com Naná Vasconcelos na abertura do Carnaval do Recife (Foto: Luna Markman/G1) 

Depois de seis anos, finalmente a cantora africana Angelique Kidjo participou do carnaval recifense. O percussionista Naná Vasconcelos foi o responsável por trazer a artista, considerada um dos maiores nomes da world music atualmente. O problema era incompatibilidade na agenda, já que ela faz mais de 200 shows por ano e é embaixadora da Unicef. A apresentação foi na abertura do carnaval, no Marco Zero, cheia de vitalidade e animação, mostrando a perfeita mistura de ritmos da África e do Brasil.Aba carnaval vale bis (Foto: Arte G1)
Criolo faz show no Rec-Beat (Foto: Luna Markman/G1) 

Confirmando a vocação de apresentar novidades da música em pleno carnaval, o Rec-Beat acertou em cheio ao encerrar a programação com o show do MC paulista Criolo. A apresentação começou por volta da 1h30, e o Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, estava lotado. Muita gente ali já era fã do artista e cantarolou todas as músicas do álbum “Nó na Orelha”, que fizeram parte do repertório.Aba carnaval a figura (Foto: Arte G1)
Selma Valongueiro se vestiu de bacalhau para comemorar os 50 anos da troça. (Foto: Katherine Coutinho/G1 PE) 

O que não falta no carnaval é figura. Gente que usa toda a criatividade na hora de se fantasiar. Assim, o G1 clicou a foliã Selma Valongueiro vestida de bacalhau para brincar na troça Bacalhau do Batata. Ismael Lima pegou galhos e frutos na casa do vizinho para se fantasiar de "mangueira ecológica". O Homem Aranha do bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça chamou atenção escalando a caixa d’água de Olinda. Agora, “figuraça” mesmo é o cantor Alceu Valença que, nos dias de folia, se transformou no toureiro Pablo Valencia para lutar pela preservação da cultura pernambucana.
Aba carnaval galã (Foto: Arte G1)
Ator Danilo Sacramento (Foto: Vítor Tavares/G1 PE) 

O ator Danilo Sacramento deu uma pausa nas gravações da novela Fina Estampa, onde interpreta o jornalista Beto Jr., para conhecer o Galo da Madrugada. Do camarote da Globo Nordeste, ele esbanjou simpatia e arrancou muitos elogios das foliãs. Ele foi ao carnaval recifense acompanhado pela namorada Fernanda Wagner. Outrso colegas de novela também foram ao camarote, como os atores Marcelo Brou e Suzana Pires.Aba carnaval musa (Foto: Arte G1)
Mayana Neiva, atriz (Foto: Vitor Tavares / G1 PE) 
Atriz Mayana Neiva (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)
Desde a juventude, a atriz Mayana Neiva brinca o carnaval em Olinda e no Recife. Nascida na Paraíba, que faz divisa com o estado, já participou até de uma nação de maracatu por aqui. Ela apareceu no camarote da Globo Nordeste no Galo da Madrugada, distribuindo sorrisos e simpatia. A atriz também fez uma homenahem aos pernambucanos usado na cabeça um ornamento produzido pela artista Xuruca Pacheco, figurinista do espetáculo "Paixão de Cristo", encenado no Agreste do Estado.
Aba carnaval pegou bem (Foto: Arte G1) 
Na abertura do carnaval do Recife, no Marco Zero, artistas de todo o país cantaram versões de sucessos do cantor Alceu Valença. A homenagem foi produzida pelo baterista Pupilo, da banda pernambucana Nação Zumbi. Criolo, Pitty, Otto, Ney Matogrosso, Karina Buhr, Marcelo D2 e Lenine cantaram duas músicas cada um.
Ney Matogrosso na abertura do Carnaval do Recife (Foto: Reprodução / TV Globo) 
Ney Matogrosso na abertura do Carnaval do Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)


A diva do tecnobrega paraense Gaby Amarantos também mandou muito bem no carnaval pernambucano. A cantora fez o dever de casa e cantou frevo na Casa do Carnaval da Globo, em Olinda.

Além participar do Baile Afrodite, em prévia no Clube Atlântico de Olinda,a Beyoncé do Pará também fez show no Pátio de São Pedro, no Recife.
Aba carnaval pegou mal (Foto: Arte G1)


São Pedro sempre aparece no carnaval, mandando aquela água do céu para acalmar a fervura dos foliões na terra. Mas pega mal fazer chover todos os dias, atrasando, inclusive o cortejo de maracatus, afoxés e caboclinhos na abertura da folia no Recife. Folião mal educado e falta de lixeira no Cais da Alfândega também fizeram feio e deixaram o Rio Capibaribe mais sujo. Também deu vergonha a pouca divulgação da participação do bloco carioca Cordão do Boitatá no Bairro do Recife, que quase passou batido no desfile pelo local até a Praça do Arsenal. Mas, pelo menos, teve show. Diferente do polo instalado no Alto da Sé, em Olinda, que, por falta de uma boa instalação elétrica, teve que cancelar algumas apresentações. Agora, a gota d’água, pior que um “toró”, é taxista se recusando a fazer corridas com percursos curtos. Muita gente não ficou só na frustração e reclamação, mas prestou queixa contra esses profissionais.
Folião brinca com episódio polêmico do BBB12 (Foto: Luna Markman/G1) 

Um dos episódios que marcou o Big Brother Brasil 12 foi lembrado por um folião, que preferiu manter a identidade preservada, no desfile das Virgens do Bairro Novo, em Olinda. Ele levou uma cama para brincar com a noite que os brothers Daniel e Monique se envolveram debaixo do edredom. O WWW (Whitney Houston, Wando, Amy Winehouse), a gastança no exterior, o naufrágio do navio na Itália, enfim, tudo serve para virar piada nas paródias do bloco Quanta Ladeira, que faz pirraça de tudo e leva uma multidão ao Cais da Alfândega, no Recife, no domingo de carnaval. Muitas “viúvas” e “herdeiros” de Wando, que morreu dois dias antes de começar a folia, também lembraram o cantor durante o período.
Foliões se fantasiam para brincar no bloco I Love Cafusú. (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE) 

A prévia carnavalesca do bloco I Love Cafusú já deu uma dica da popularidade que a agremiação conquistou: milhares de pessoas lotaram o Clube Internacional, no Recife, para exibir suas fantasias de machões e periguetes ao som de Reginaldo Rossi. No domingo de carnaval, não foi diferente e uma multidão seguiu o bloco pelas ladeiras de Olinda.
Aba carnaval bordão (Foto: Arte G1) 
Muito antes de virar jingle do carnaval do Recife, um verso da música “Último Regresso”, famosa na voz de Getúlio Cavalcanti, grudou na cabeça do folião pernambucano. Em tudo que era rede social tinha gente - nativo do estado ou não - atualizando o status com a frase “o carnaval melhor do meu Brasil”. Para quem não lembra mais, o refrão da canção é assim: “É lindo ver ver o dia amanhecer / ouvir ao longe pastorinhas mil / dizendo bem, que o Recife tem / o carnaval melhor do meu Brasil".
Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário