" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



sábado, 27 de outubro de 2012

Em SP, candidatos fogem de embate e repetem desavenças históricas entre partidos


Por Cláudio Santos

O último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado na noite desta sexta-feira (26) pela Rede Globo, foi marcado pela indisposição de José Serra (PSDB) e de Fernando Haddad (PT) de entrar em discussões acaloradas e em temas relevantes para a cidade. Os dois repetiram críticas que vêm disparando durante a campanha do segundo turno e acusações históricas trocadas entre o PT e o PSDB.
José Serra aproveitou o primeiro tema apresentado pela produção do programa, corrupção, para retomar o assunto do julgamento do mensalão e pediu explicações a Haddad.
— A cúpula do PT foi considerada culpada por desvio de dinheiro público para compra de votos. Gostaria que você explicasse aos paulistanos.
Haddad inseriu então no assunto o presidente do PSDB, Eduardo Azeredo, que será julgado pelo STF (Superior Tribunal Federal) também pelo escândalo. Ele lamentou que o julgamento do tucano tenha ficado para depois das eleições e disse que seu partido não tem medo de investigações.
Serra rebateu dizendo que os R$ 200 milhões que teriam sido desviados poderiam construir 400 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) em São Paulo. "Mensalão é tirar dinheiro do povo."
O petista então citou o caso de Hussein Aref, ex-diretor do Aprov, área da Prefeitura de São Paulo que responde pela aprovação de construções com mais de 1.500 m². Ele é acusado de enriquecimento ilícito.
— Um único funcionário, Hussein Aref, sozinho angariou esse valor todo apenas em imóveis. Sabe Deus o que está por trás desses imóveis que ele adquiriu com o salário de servidor.
Transporte
Quando o tema foi transporte, Haddad disse que Serra tirou a proposta de extensão do bilhete único de três para seis horas da "cartola", preocupado com os dados das pesquisas que mostram o petista à frente do tucano.
Serra respondeu, minutos depois, que a ideia veio "da cachola". Haddad retribuiu o trocadilho e afirmou que a proposta veio então "da cachola do Levy Fidelix", candidato do PRTB no primeiro turno.
O assunto educação gerou outra ironia entre ambos. Ao ouvir de Serra que uma das propostas do tucano é a criação de um centro contínuo de reciclagem e treinamento de professores, a resposta de Haddad foi irônica.
— A educação não é a sua área. Professor não é reciclado nem treinado. O educador é formado, tem sua educação continuada [...] Estou te orientando para você não cometer esse deslize novamente.
Saúde
No primeiro bloco do debate, quando os candidatos escolhiam os temas das perguntas, o tucano perguntou sobre as propostas de Haddad para a saúde da mulher e disse que vai reforçar seu programa Mãe Paulistana, de atendimento às gestantes. O petista reagiu dizendo que seu opositor vê as mulheres apenas como gestantes.
— O Serra tem uma visão muito restrita da mulher, ele as vê apenas como gestante. Eu tenho uma visão mais ampla, desde o nascimento até a idade mais avançada.
Na tréplica, o tucano negou o reducionismo. Ele afirmou que vê a mulher como mãe, filha e cidadã, mas entende a gestação como um processo importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário