" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

As derrotas achachapantes que Lula vai sofrer

Por Cláudio Santos

1- Lula está confundindo a ilusão com a realidade, superestimando sua capacidade de alterar resultados eleitorais municipais.
2- Lançou-se nas eleições de Salvador e de Manaus em uma cruzada pessoal contra dois candidatos da oposição, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) e Artur Vírgilio (PSDB).
3- Ele os considera desafetos pessoais, que precisam ser eliminados nessa empreitada sem futuro.
4- E arrastou para o buraco a presidente Dilma Roussef, que tem simpatia pessoal e política por Nélson Pelegrino (PT-BA) e pela senadora Vanessa Graziottin (PCdoB).
5- Ora, as pesquisas estão indicando duas derrotas irreversíveis naquelas duas capitais. Mas, por fidelidade a Lula, Dilma participou ativamente dessas duas campanhas.
6- Lula, nesse erro de confundir ilusão com realidade, não percebeu que a derrota de Humberto Costa, no Recife, e de José Serra, em São Paulo, foram provocadas pela rejeição pessoal dos dois, superior a 50%.
7- Além do mais, só há democracia quando há alternância de poder entre partidos e pessoas diferentes, escolhidos em eleições limpas e plurais.
8- A democracia só corre risco quando um único partido esmaga os demais. Por isso é importante a derrota do PCdoB em Manaus e do PT em Salvador, apesar de Lula.
9- O PT é o grande vencedor das eleições municipais deste ano. Mas ao seu lado estão o PSDB, que teve derrotas esmagadoras mas sobreviverá como partido importante, o PSB e outros.
10- O PMDB diminuiu mas está lá, e o DEM também minguou, mas não desaparece. Ganhou o Brasil, ganhou a democracia.
É isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário