" Sigo em frente, pra frente eu vou
sigo enfrentando as ondas onde muita gente naufragou ..."



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

STF condena José Dirceu, Genoíno e Delúbio


 
 
 
Por Cláudio Santos
Por maioria de votos, o STF condenou José Dirceu (6 a 2) e José Genoino (7 a 1) por corrupção ativa. Por unanimidade, o Supremo também condenou Delúbio Soares pelo mesmo mesmo crime. Por uma dessas coincidências que só o acaso sabe prover, a natureza desenhou nesta terça (9) um arco-íris sobre a cabeça da estátua da Justiça, assentada defronte do prédio do Supremo.
Faltam dois votos, os dos ministros Celso de Mello e Ayres Britto. Serão proferidos nesta quarta (10). Não terão o condão de modificar o resultado. Mas devem tornar a sentença mais aziaga. Considerando-se os apartes que fizeram na semana passada, ambos devem votar pela condenação de Dirceu, Genoino e Delúbio.
Afora a ex-cúpula do PT, foram condenados também Marcos Valério, os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, além de Simone Vasconcelos, ex-diretora da agência SMP&B.
Votaram na sessão desta terça quatro ministros: Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Excetuando-se Toffoli, que inocentou Dirceu por “falta de provas”, todos os demais condenaram o ex-chefe da Casa Civil de Lula.
Quanto a Dirceu, Genoino, Valério e Cia. não houve divergências entre os quatro. Na semana passada, o revisor Ricardo Lewandowski havia absolvido Dirceu e Genoino. Toffoli acompanhou-o quanto a Dirceu. Mas nem ele encontrou nos autos elementos para livrar Genoino.
Além de Lewandowski, há tinham proferido seus votos na semana passada o relator Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Luiz Fux. O revisor foi a única voz destoante. Ainda assim, apenas em relação a Dirceu e Genoino. Também ele condenou Delúbio e os acusados do grupo de Valério. Na sua vez de votar, Marco Aurélio tachou Delúbio de “bode expiatório”. Dos dez réus julgados nesse capítulo, apenas três foram absolvidos: Geiza Dias (7 a 1), ex-funcionária da SMP&B; Rogério Tolentino, advogado de Valério (8 a zero); e Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes de Lula (também 8 a zero).
Portal UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário